18/12/2013 às 13h51 - Atualizado em 18/12/2013 às 19h9

Chuva no ES: Moradores avaliam prejuízos com alagamentos na Grande Vitória

TV Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaA chuva que atinge o Espírito Santo desde a noite de segunda-feira (16) está complicando a vida de moradores da Grande Vitória. Nesta quarta-feira (18), muitos bairros amanheceram alagados.

Em Cariacica, no bairro Flor de Piranema, algumas pessoas ficaram ilhadas e, em alguns pontos, a água acumulada chegou a meio metro de profundidade.Veja a galeria da chuva no Estado

Segundo José Antonio Cesar, morador do bairro, o trabalho é de limpeza após os alagamentos. “Tinha um sofá e um fogão que foram atingidos. Ficamos no prejuízo”, conta.

Além do prejuízo material, os moradores enfrentaram riscos de contrair doenças por causa dos caramujos que ficaram alojados nas portas das casas. Esmael Serafim afirma que os animais aparecem sempre que chove. “Eu convivo com os caramujos e sempre é assim: dá enchente, os caramujos aparecem. Eles dizem para não sair na água, mas ela toma conta de tudo, não tem como”, conta.

Técnicos da saúde a serviço da prefeitura de Cariacica e da Defesa Civil estiveram no bairro e informaram que uma equipe ficará a disposição dos moradores.

Já no município de Vila Velha, muitos comércios tiveram que fechar as portas por causa dos alagamentos. No bairro Cobilândia, moradores, motoristas e ciclistas se arriscaram e passaram pelas ruas cheias de água.

De acordo com Geovanna Ferreira, moradora do bairro há mais de nove anos, toda vez que chove, a população convive com o mesmo problema. “Eu não saio de casa desde segunda-feira. Para meu esposo ir trabalhar, o caminhão da empresa veio buscá-lo”, disse.

Segundo os moradores de Cobilândia, quando chove, além das ruas, as casas também ficam cheias de água.

Maria da Penha conta que precisou fazer várias modificações e reformas em quase todos os cômodos de casa. Ela fez um ressalto para a água da chuva não estragar os móveis e eletrodomésticos. “Quando a chuva vem, ela não espera. A gente tem que correr. Temos lajotas guardadas para isso”, afirma.

Ainda em Vila Velha, no bairro Paul, as ruas também amanheceram alagadas nesta quarta-feira (18). Em alguns pontos, os carros passaram com dificuldade. Por causa do alagamento, os buracos ficaram escondidos e os motoristas precisaram redobrar a atenção.

        

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014