22/12/2013 às 8h7 - Atualizado em 22/12/2013 às 8h7

Chuva no Estado: Serra decreta situação de emergência

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

ReproduçãoO prefeito da Serra, Audifax Barcelos, decretou situação de emergência, em função das fortes chuvas que atingem o município. Até o momento, a estimativa é que aproximadamente cinco mil famílias estejam desalojadas, ou seja, na casa de amigos e parentes. Outras 500 estão desabrigadas, e foram alojadas em escolas nas regiões de Jacaraípe e José de Anchieta.

Em todos os casos, os atingidos recebem acompanhamento de assistentes sociais.Equipes da prefeitura estão realizando limpeza de valões e utilizando caminhões de alta pressão para fazer o escoamento de água em pontos de alagamentos.

A recuperação asfáltica (operação tapa-buraco) foi iniciada e será retomada assim que a chuva estiar.

Nos outros bairros, a Defesa Civil da Serra também trabalha para atender as pessoas prejudicadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Parte do asfalto cedeu na ES 010, na altura do bairro Capuba, e o trecho foi interditado na região. Nos dois sentidos, o trânsito está sendo desviado para a Avenida Hilda Bittencourt.

Saúde

Equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem serão instaladas em todos os abrigos. Elas farão avaliação clínica, notificação de doenças e vacinação. Casos de urgência e emergência serão encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina e de Serra Sede.

Uma casa desabou, em Cidade Pomar, mas ninguém ficou ferido. Em Vista da Serra I um talude desabou. Uma árvore foi cortada no bairro Bela Vista. Técnicos da Defesa Civil foram acionados para avaliar as condições de um muro no mesmo bairro.

O morador que precisar acionar a Defesa Civil pode entrar em contato por meio dos telefones 3338-1756, 199, 99938-9500 (Plantão 24 horas) e 99949-8612 (coordenador). Também é possível solicitar o serviço por meio do telefone 190, do Ciodes.

A equipe, composta por profissionais de diversas áreas como assistentes sociais, arquitetos, geólogos, salva-vidas e técnicos em edificações, estará de prontidão 24 horas em casos de alagamento, deslizamento/desabamento ocasionados pela chuva.


Doações

Quem quiser ajudar às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas pode doar colchão, roupas, roupas de cama e banho e material de higiene pessoal nas unidades de saúde e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Serra.

Confira os endereços:

CRAS de Serra Dourada – Rua das Acássias, Serra Dourada II

CRAS de Novo Horizonte – Rua Tiê, s/n

CRAS de Vila Nova de Colares – Avenida Anhanguera, 543

CRAS de Jardim Tropical – Rua Coronel Manoel Nunes, 36

CRAS de Serra Sede – Rua Major Pissara, 108

CRAS de Jardim Carapina – Rua Juiz de Fora, 78

CRAS de Laranjeiras – Rua 1A, s/n, Civit II

CRAS de Jacaraípe – Rua São Paulo, 3, bairro das Laranjeiras


 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014