18/12/2013 às 10h29 - Atualizado em 18/12/2013 às 12h15

Novos municípios do interior do ES podem decretar situação de emergência nesta quarta

TV Vitória
Redação Folha Vitória

Divulgação

Com as chuvas que atingiram o Espírito Santo na tarde de segunda-feira (16) e durante esta terça-feira (17), 13 municípios do interior foram afetados: Rio Bananal, Nova Venécia, Governador Lindenberg, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Itarana, Laranja da Terra, Muniz Freire e Vargem Alta.

Em uma entrevista ao Programa Fala Manhã, da TV Vitória/ Record desta quarta-feira (18), o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Disep, conta que pelo menos 12 cidades foram fortemente atingidas “Estamos com 12 municípios que foram fortemente atingidos. O tempo deu uma trégua durante esta madrugada, embora continue a previsão de chuva no Norte e Noroeste e Nordeste do Estado. Rio Bananal se mostrou o município mais atingido, com a água chegando até praticamente o segundo andar de algumas residências. Ontem, por volta das 19 horas, o relato do major Pimenta, da Defesa Civil Estadual, que se encontra lá no município, já trouxe a informação de que a água toda escoou.”

Confira as fotos dos estragos causados pela chuva em todo o Estado.

Carlos também falou sobre os números de desabrigados e de desalojados no Espírito Santo. “Em todo o Estado, tirando o número de Rio Bananal, que ainda não temos, nesses 12 municípios estamos com 22 pessoas desabrigadas e 294 desalojadas. Esse número deve diminuir um pouco por que as pessoas acabam retornando para as residências com a diminuição da chuva. Em outros municípios, que podem eventualmente estar com chuva, esse número vai flutuar um pouco.”

O coordenador da Defesa Civil Estadual conta que existem desabrigados e desalojados das chuvas da semana passada. “O interior foi bastante atingido. Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado, foi um lugar muito afetado. Nós ainda temos lá 53 desalojados e 10 desabrigados. Lá não estava chovendo e está se normalizando. Choveu muito nessa madrugada em Laranja da Terra, Brejetuba e Afonso Cláudio. O nível do rio está alto e, se subir mais um pouco, teremos problemas de alagamentos, por que a água tinha escoado. Depois de Mimoso do Sul e Castelo terem passado por esse momento mais crítico, eles começam a fazer suas avaliações para que nós possamos tomar as medidas de decretação de situação de emergência ou de calamidade pública. Isso vai depender muito de como será a avaliação e os prejuízos contabilizados”, afirma.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014