17/3/2014 às 7h28 - Atualizado em 17/3/2014 às 10h44

Professores da rede pública cruzam os braços em protesto e trânsito fica lento na Grande Vitória

Redação Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaUm protesto organizado pelos professores da educação pública de Vila Velha e da Serra está deixando o trânsito complicado em alguns pontos da Grande Vitória. Os maiores pontos de congestionamento foram registrados na rodovia Norte Sul, sentido Vitória, e na subida da Terceira Ponte, em Vila Velha.

Servidores da Prefeitura de Vila Velha se concentraram na avenida Carioca, na subida da Terceira Ponte. Já os professores do município da Serra, se concentraram no Centro de Treinamento de Carapina.

O protesto realizado pelos professores da rede municipal de ensino da Serra é contra a proposta da Prefeitura Municipal de conceder 6% de reajuste salarial de acordo com a categoria, sendo 3% em maio e 3% em novembro, além de 20% no ticket alimentação em setembro deste ano. Segundo os professores, as perdas salariais acumuladas nos últimos 14 anos totalizam 48%.

Além disso, eles protestam pelo não cumprimento do piso estabelecido pelo Ministério da Educação e também pela falta de cumprimento da lei da educação, que prevê uma aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas geradas no País, no setor de educação.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), a categoria está reivindicando aumento de salário, auxílio alimentação e vale transporte, além de reformulação de plano de carreira.

Ainda nesta segunda, uma nova paralisação dos professores da educação pública está marcada para começar a partir das 15h30.

As Prefeituras de Vila Velha e da Serra ainda não se pronunciaram sobre o assunto. A paralisação é nacional.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014