Geral

208 taxistas são multados por usar corredor em São Paulo

São Paulo - Duzentos e oito taxistas foram multados na manhã desta segunda-feira, 14, por circularem em corredores de ônibus na cidade de São Paulo. O balanço parcial foi divulgado à noite pela Secretaria Municipal de Transportes e representa apenas os números registrados pela manhã, por isso poderá sofrer acréscimos.

Ontem foi o primeiro dia de aplicação de multas para taxistas que não respeitam os novos horários para circulação nos corredores, embora a restrição tenha passado a valer em março. Os que rodarem nessas vias nos horários de pico, ou seja, das 6h às 9h, e das 16h às 20h, levarão multa de R$ 127,69, além de receber cinco pontos na carteira.

Nos demais horários, os táxis continuam autorizados a circular nas vias exclusivas à esquerda, mas desde que estejam com passageiros. Em relação às faixas exclusivas dos coletivos à direita, a permissão vale por todo o dia.

Decisão

A Prefeitura de São Paulo decidiu proibir os táxis nos corredores em horário de pico para atender a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE). As mudanças foram resultado de um inquérito aberto pelo promotor de Justiça Maurício Ribeiro Lopes, que pediu um estudo à Prefeitura para determinar se os táxis atrapalhavam ou não a velocidade dos coletivos da cidade. A conclusão foi de que os ônibus seriam 20% mais velozes se não dividissem o espaço.

A fiscalização nos corredores exclusivos está sendo feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela São Paulo Transporte (SPTrans). Além dos taxistas multados, outros 215 motoristas que invadiram corredores foram autuados.

Pontos moeda