Geral

Biblioteca Móvel: quase 7 mil empréstimos para 980 leitores

Um acervo de 2,7 mil livros, entre literaturas infantil, infanto-juvenil, capixaba, brasileira, norte-americana, inglesa, auto-ajuda e outras, a Nova Biblioteca Móvel conquista cada vez mais leitores, dentro dos aglomerados do Programa Estado Presente que são atendidos pelo projeto. Atuando desde maio de 2013, a base móvel já conta mais de 980 leitores cadastrados, com mais de 6,8 mil empréstimos registrados, até o mês passado.

Dividindo o total de empréstimos por leitores cadastrados, o Biblioteca Móvel consegue a média de 6,9 livros emprestados, para cada leitor, num período de dez meses. Índice superior à média nacional apontada pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (divulgada pelo Instituto Pró-Livro, em 2012): com cada brasileiro lendo até quatro livros num intervalo de 12 meses.

 Os dados não surpreendem as leitoras assíduas Ana Meiri, 11 anos, e Kerolly, 9, moradoras do bairro Nova Rosa da Penha I, em Cariacica, que já perderam a conta de quantos livros pegaram emprestados na Biblioteca Móvel. “Eu sempre fico com dois livros (cada pessoa cadastrada pode retirar até duas obras) toda vez que venho aqui, e aproveito para ler no final de semana”, conta Ana Meiri.

Segundo o registro da biblioteca, ela já retirou 11 livros, desde que se cadastrou. A amiga Kerolly leu um pouco mais: 16, ao todo. “Eu vou aproveitar e cadastrar a minha mãe, também. Assim pego livros para mim e para ela, só que todos serão para mim”, confessa a esperta leitora.

Além de Nova Rosa da Penha I, outros sete bairros da Grande Vitória são atendidos pela unidade móvel: Bandeirantes, também em Cariacica; Santa Rita e Terra Vermelha, em Vila Velha; Marcílio de Noronha, em Viana; além de Vila Nova de Colares, Planalto Serrano e Central Carapina, na Serra. “A previsão é que a gente consiga ampliar o número de áreas atendidas pelo serviço, ainda neste ano. Estamos avaliando a possibilidade de conseguir mais duas unidades adaptadas para o serviço”, explica o secretário de Estado de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc.

Leitores

Mesmo atuando em parceria com as escolas estaduais nos bairros em que atua, a unidade móvel também recebe a procura de adultos. “O nosso objetivo é atender as comunidades de uma forma bem geral, sem restrições, pelo simples fato dessas comunidades não terem oportunidades de ter acesso à leitura de uma forma gratuita. Atendemos de criança a idoso, sem restrição de classe social ou idade. É uma biblioteca comunitária. O mais importante do nosso trabalho é incentivar, disseminar e continuar e/ou começar o hábito de leitura dessas pessoas e de todos que precisarem de nossa ajuda”, defende Leandro Carlos Nossa, bibliotecário, responsável pela Biblioteca Móvel.

A auxiliar de caixa Soraia Barbosa Tesch, 40 anos, descobriu o projeto há poucas semanas. “Esta é a segunda vez que eu venho buscar os livros e já quero mais. Quem me contou foi uma aluna da escola (a Biblioteca Móvel fica na praça do bairro Nova Rosa da Penha I, em frente à Escola Estadual Zaíra Manhães de Andrade). Fiquei muito empolgada porque moro no Estado há poucos meses. Vim do Rio de Janeiro e lá eu conseguia ler sempre, comprando ou trocando livros nos sebos”, conta Tesch.

Nas últimas semanas ela se mantém à procura de emprego. “A leitura me ajuda a deixar a mente ocupada enquanto não volto a trabalhar e a fugir um pouco dessa ansiedade. Sempre gostei de ler, é a melhor forma de se ocupar quando não tem nada para fazer”, explica Soraia.

Sobre o Biblioteca Móvel

A Biblioteca Móvel é um serviço de extensão cultural da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES) e funciona como um centro cultural itinerante, uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu). Além dos serviços básicos de uma biblioteca, o equipamento oferece rodas de leitura, oficinas literárias, apresentação de escritores locais à comunidade como forma de garantir o acesso às obras e fomentar o interesse pela leitura, pelo livro e pelas bibliotecas.

O desenvolvimento de atividades culturais fora da BPES é uma importante estratégia de atuação junto às comunidades mais distantes da sede da Biblioteca. Atinge, principalmente, pessoas de baixa renda, minimizando a exclusão social e cultural.

Pontos de localização nos bairros

Bandeirantes - Cariacica: em frente à Escola Mariano Firme

Terra Vermelha - Vila Velha: em frente à UMEF Paulo César Vinha

 Vila Nova de Colares - Serra: em frente à Associação de Moradores

Nova Rosa da Penha - Cariacica: na praça do bairro

Santa Rita - Vila Velha: em frente à UMEF Leonel de Moura Brizola

Marcílio de Noronha - Viana: em frente à EMEF Constantino José Vieira

Planalto Serrano - Serra: em frente ao supermercado Rede Show

 Central Carapina - Serra: na praça do bairro

Pontos moeda