Geral

Trem das Montanhas em Matilde começa a funcionar a partir de maio

Está confirmado, o Trem das Montanhas inicia seus passeios até a Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves, a partir do dia 10 de maio. Uma reunião, ocorrida hoje (11), na estação, definiu programação e possíveis roteiros de passeios que serão oferecidos aos turistas que irão fazer a viagem. O trem irá desembarcar em Matilde todos os sábados, domingos e feriados.

No encontro, participaram o prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, empreendedores do distrito, representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), além do vice-prefeito Ademir Boldrini e técnicos da empresa paranaense Serra Verde Express, operadora que comercializa as viagens. Na ocasião, Fiorin destacou a importância do empreendimento para a região e reforçou a importância da oferta de serviços de qualidade.

“O Trem das Montanhas é um sonho antigo que estamos colocando em prática. Agora a população do distrito tem que se organizar para oferecer serviços de qualidade, com preços justos aos nossos novos visitantes. O trem será literalmente a entrada de novos turistas ao município, pois, após conhecer a nossa região, eles irão querer retornar”, prevê.

Segundo o coordenador local da empresa paranaense, Matheus Gonçalves, o passeio inaugural até a estação de Mathilde está previsto para ocorrer no dia 02 de maio, com desembarque previsto às 12h, com presença de autoridades e da imprensa.
De acordo com o secretário de Turismo de Alfredo Chaves, Gabriel Fiorin, a vinda do trem a Alfredo Chaves será um marco para impulsionar o turismo na região. “O Trem das Montanhas irá aumentar o fluxo de turistas no distrito de Matilde e ainda favorecer para a divulgação das nossas belezas naturais”, disse.

Conforme informações da Secretaria de Turismo, os usuários do trem das montanhas poderão apreciar na parada em Matilde, a cachoeira Engenheiro Reeve, o túnel de Matilde, a centenária estação, além conhecer pousadas, restaurantes e sítios da agroindústria local. Somente no distrito, há oferta de nove restaurantes e cerca de 500 leitos nas pousadas da região.

O Trem das Montanhas Capixabas, administrado já passa pelas cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. A litorina, com capacidade para até 56 passageiros, circula todos os fins de semana e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta.

Segundo Gonçalves, a partir desse novo destino, a saída de Viana irá ocorrer às 9h, com 60 km de trajeto até Matilde. O percurso até o novo local levará cerca de três horas, incluindo paradas de vintes minutos nas estações Vale da Estação, em Domingos Martins e na do centro de Marechal Floriano. As paradas nas estações de Araguaia, em Marechal Floriano e na de Mathilde, terão um tempo maior. “Esses dois locais serão paradas para almoço, a princípio, cada final de semana um local será privilegiado com intervalo de uma hora e meia para os passageiros almoçarem, nesses dias, na outra vila, a parada será de meia hora”, informou.

Confira alguns serviços que serão oferecidos em Matilde: http://turismo.alfredochaves.es.gov.br
 
Serviço

Litorina:  Veículo com motorização própria, janelas panorâmicas e ar refrigerado. Serviço de bordo com água e refrigerante, kit lanche diferenciado e guia.
Capacidade total: 56 passageiros - 1 vagão
Valores: R$ 160,00 (ida e volta) e R$ 112 (só ida). Para residentes no Estado e cadastrados no www.amantesdaferrovia.com.br há um desconto de 15%.

Pontos moeda