Geral

Emoção e espetáculo de cores marcam o Auto da Paixão de Cristo em Santo Antônio

O tradicional Auto da Paixão de Cristo emocionou o público que esteve presente em Santo Antônio, Vitória, na noite desta sexta-feira (18). Para ver melhor a apresentação, muitos improvisaram. Famílias inteiras levaram banquinhos de casa. 

Moradora da Serra, a auxiliar de departamento pessoal Angélica Conceição Rocha assistiu ao espetáculo pela primeira vez. "Todo ano tenho vontade de vir, mas nunca dá. Esse ano eu vim para acompanhar essa beleza", disse. 

O balé que representava as almas aprisionadas deu início ao espetáculo. Em seguida, o anjo anunciou à Maria que ela daria a luz ao filho de Deus. Um momento que comoveu quem assistia, e também quem representava. "É uma emoção muito grande. Independente de religião, Maria é uma mulher bem contemporânea, que luta", comentou a bailarina Déia Carpanedo. 

Ao longo da escadaria e gramado da Basílica de Santo Antônio, a história de Jesus era contada. No decorrer das cenas, Cristo foi crescendo. Escolheu seus apóstolos, foi tentado no deserto, realizou a última ceia e foi sacrificado. O realismo do momento em que Jesus era obrigado a carregar a cruz paralisava o público. Cenas que emocionaram até mesmo quem já interpreta o filho de Deus há onze anos. "Ver Jesus e viver essa emoção junto com o público é algo inexplicável", explicou o empresário Luiz Galvão. 

A crucificação é um dos momentos mais emocionantes do Auto da Paixão de Cristo. O espetáculo já é realizado na Basílica de Santo Antônio há 19 anos. Na noite desta sexta-feira (18), 150 atores reviveram as cenas da vida de Jesus e encantaram o público. "Emocionante, dá para você chorar. Quem nunca assistiu, deve assistir. Vimos cenas que nos chocaram e é muito bom", completou. 

Noite termina em briga

A noite não foi só de comoção. Um grupo começou a brigar e o belo espetáculo terminou em correria e confusão. 

Quase no final da apresentação, um corre-corre se formou. Idosos, crianças e famílias inteiras assistiam ao espetáculo e se desesperaram. Muita gente tentou correr para a escadaria onde o ato da Paixão de Cristo era encenado. Algumas pessoas pediam para se proteger nas residências que ficam perto da basílica. Alguns passaram mal e tiveram que ser carregados. 

Logo a Polícia Militar apareceu e o tumulto foi controlado. A confusão foi gerada por um grupo que começou a brigar. Algumas pessoas do público disseram que ouviram barulho de tiros, mas essa informação não foi confirmada pela PM. Ninguém ficou ferido e não houve detidos. 

Pontos moeda