Geral

Mais de 3 mil alunos de Vila Velha serão avaliados nesta quarta e quinta-feira

Cerca de 3.500 alunos dos 1º anos da rede municipal de Vila Velha vão participar da primeira onda de 2014 do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) Alfa, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). As provas serão aplicadas quarta (23) e quinta-feira (24).

No primeiro dia, os alunos serão avaliados em Língua Portuguesa e depois, no dia seguinte, testam seus conhecimentos em Matemática. São 159 turmas em 48 escolas envolvidas no processo e aproximadamente 230 educadores envolvidos com as avaliações.

Para o secretário de Educação da Prefeitura de Vila Velha, Wallace Millis, o Programa vai acrescentar bastante para a educação no município. “Essa avaliação é muito importante, pois vai possibilitar que conheçamos o quanto os estudantes estão, de fato, aprendendo. A partir do resultado vamos planejar intervenções pedagógicas nas escolas, mudando o que for necessário para garantir o nosso objetivo principal, que é melhorar a qualidade do ensino e o aprendizado dos nossos alunos”, disse.

O Paebes foi instituído pela Sedu em 2004, com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados das avaliações são passados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino. Os professores e diretores também participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil, prática docente e mecanismos de gestão.

O Paebes Alfa permite a identificação dos estágios de desempenho dos alunos em processo de alfabetização e o acompanhamento do seu desenvolvimento.

Pontos moeda