Geral

ONU cita violações de direitos humanos na Ucrânia

Nova York - A Organização das Nações Unidas (ONU) disse em um relatório sobre a situação de direitos humanos na Ucrânia que corrupção, falta de independência no poder judiciário e problemas em eleições livres estavam entre as dificuldades iniciais que resultaram em protestos populares no país, ocorridos entre novembro e fevereiro.

Segundo o relatório publicado nesta terça-feira, um total de 121 pessoas, cuja a maioria era manifestante, morreu durante os protestos. Além disso, de acordo com o documento, houve também inúmeros relatos de tortura e maus-tratos contra os ativistas.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos também informou que encontrou alegações críveis de assédio, prisões e tortura arbitrária na Crimeia contra ativistas e jornalistas que não apoiaram o referendo conduzido em 16 de março. A votação colocava em pauta a separação da região frente à Ucrânia e a anexação à Rússia.

O relatório se baseou nas conclusões de Secretário-Geral Adjunto para os Direitos Humanos da ONU, Ivan Simonovic. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda