Geral

Para apreender nunca é tarde: catador de latinhas quer começar a estudar aos 78 anos

Um rosto simples que combina com timidez e hospitalidade, assim é o Gumercino Sabino, 78 anos. Depois de anos cumprindo seu papel como pai de 11 filhos, resolveu aprender a ler e escrever. Neste ano procurou a Unidade de Ensino Fundamental (UMEF) Deputado Mikeil Chequer, em Boa Vista II, e matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vila Velha. Já com um mês de estudo sabe reconhecer algumas letras e soletrar algumas palavras.

A maior motivação para Gumercino ir a uma sala de aula, e vontade ler a bíblia sozinho. “É bom apreender, é bom ler uma biblía e um jornal, sem outra pessoa”, declara. Recomendou ainda, que nenhum jovem ou pessoa mais vivida como ele, perca a oportunidade de apreender.

A redução do analfabetismo é um projeto prioritário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação de Vila Velha. Como Gumercino, os moradores de Vila Velha que ainda não tiveram a oportunidade de estudar, terão essa nova chance atráves do Projeto Brasil Alfabetizado (PBALFA), que acontece em nosso município. Para o coordenador da EJA, Emerson Giostri, esse programa mostra que a educação não é restringida a “tempos próprios” e “faixas etárias”, mas a uma educação que se faz ao longo da vida.

As inscrições já podem ser feitas com os líderes comunitários, ou na Secretaria de Educação no setor Educação de Jovens e Adultos. Para o Secretário de Educação, Wallace Millis, este projeto irá elevar os níves educacionais, aumentando a autoestima do cidadão e o tornando mais ativo na sociedade, assumindo-se como cidadão consciente. “Entendemos que a alfabetização desse segmento populacional ser reverterá em benefício para a própria sociedade, pois o aluno passará a enxergar o mundo com outros olhos”, afirma.

Pontos moeda