Geral

Planetário realiza sessões para preparar capixabas para 1º eclipse lunar do ano

Quem não conseguiu ver o último eclipse lunar, que aconteceu no dia 18 de outubro de 2013, deve ficar atento às dicas do Planetário de Vitória. Na madrugada entre a próxima segunda (14) e terça-feira (15), mais precisamente às 2 horas, acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano, que estará visível para todo o Brasil.

E para entender melhor o fenômeno e as características desse satélite que tanto influencia a vida na Terra, o Planetário preparou quatro sessões especiais para este sábado (12), com atividades em vários horários.

Cada sessão comporta 50 pessoas, não sendo necessário fazer inscrição prévia para participar. Basta comparecer ao local, que fica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras.

Programação

A Lua e a Vida na Terra

Horário: 15 horas

Você sabia que alguns animais, como morcegos, lobos e felinos, são influenciados pela Lua? Não é por acaso que existe a famosa lenda do Lobisomem. Nesta sessão, os participantes vão conhecer e entender a influência que a Lua exerce sobre a vida dos animais e das plantas. "Será que existiria vida na Terra sem o nosso satélite natural? E se a Lua estivesse mais perto? E se ela fosse maior? Nossa vida mudaria e muito", explica o diretor do Planetário, José Arlon Silva.

Missões à Lua e suas Tecnologias

Horário: 16 horas

Nesta sessão, os visitantes vão entender as razões das investigações e as tecnologias envolvidas em cada missão. "Vamos descobrir como uma sonda é enviada à Lua, como os astronautas se preparam para as missões e de que forma essa conquista do homem mudou o mundo em que vivemos. Será uma grande viagem, cheia de descobertas surpreendentes", disse Arlon.

Programa Apollo: "O homem na Lua"

Horário: 17 horas

Esta sessão abordará o histórico das Missões Apollo, desmitificando e compreendendo as dificuldades, desenvolvimentos tecnológicos e motivações do programa na Agência Espacial dos Estados Unidos – NASA, que contou com a colaboração de centenas de milhares de pessoas e levou a homem a atravessar a vastidão do espaço até a Lua.

A Lua e os Eclipses

Horário: 18 horas

Você sabe o que é um Eclipse? Nessa sessão, o participante pode aprender o que é o fenômeno, como ele se forma e os tipos de eclipses existentes. Quem comparecer também vai conhecer mais sobre o nosso único satélite natural, a Lua, o porquê das crateras visíveis a distância e também sobre o famoso efeito Maré.

Pontos moeda