Geral

Professores estaduais em greve fecham rodovia e deixam trânsito parado em Vitória

  Foto: Josué de Oliveira / Whatsapp Folha Vitória Professores estaduais em greve participam de mais um ato em Vitória na tarde desta quarta-feira (23). De acordo com a Central de Videomonitoramento de Vitória, às 12h30, aproximadamente 500 manifestantes estavam na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em frente ao Hortomercado, no bairro Enseada do Suá.

Os professores interditaram todas as faixas da avenida no sentido Centro da Capital. O trânsito está completamente parado na região. Os professores fazem passeata em direção ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), no mesmo bairro.

"A nossa ideia é protestar contra o TJES, que torna ilegais as greves legítimas dos trabalhadores. A nossa greve foi considerada ilegal antes mesmo de começar", diz o secretário de organização do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Espírito Santo (Sindiupes), Marcelo Castro.

Após reunião entre o governo do Estado e os professores estaduais na tarde da última terça-feira (22), os grevistas decidiram em assembleia na manhã desta quarta-feira (23) que a categoria vai continuar em greve por tempo indeterminado.

Cronologia da greve

>> Em março, a categoria entregou uma pauta de reivindicações aos deputados estaduais. Os professores exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação e a destinação de 10% do PIB para a educação pública; e contra a proposta dos governadores de reajuste do piso somente pelo índice da inflação.

>> No dia 17 março, um protesto realizado pelos professores terminou em conflito com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Serra. Os docentes foram às ruas pedir mais valorização da classe. A polícia exigia que os professores ocupassem apenas uma faixa da via. Com a recusa do grupo, a polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

>> No dia 18 de março, mais de 5 mil professores se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em uma nova manifestação. Os manifestantes atravessaram a Terceira Ponte e, em seguida, foram para o Hortomercado, em Vitória, onde se reuniram com profissionais de diversos municípios capixabas.

>> Em 8 de abril, após uma assembleia, os profissionais decidiram entrar em greve e pararam o trânsito. Eles se concentraram na Praça Getúlio Vargas, na Capital, e seguiram em caminhada até o Palácio Anchieta.

>> Na última terça-feira (22), a categoria se reuniu com o governo do Estado para discutir as pautas de reivindicações dos professores. A reunião não chegou a nenhum acordo. O Sindiupes diz que o governo não apresentou nenhuma proposta para o fim da paralisação.

>> Nesta quarta-feira (23), a categoria decidiu em assembleia que a greve continua por tempo indeterminado. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, cerca de 70% das escolas estaduais estão sem aulas com a paralisação dos professores.

Pontos moeda