Geral

Greve começa e professores estaduais realizam protesto na Grande Vitória

A greve geral dos professores estaduais começou na manhã desta segunda-feira (14), sem data definida para acabar.

A categoria se reuniu na Praça Duque de Caixas, em Vila Velha, por volta das 7h30. De acordo com os professores, algumas escolas aderiram totalmente à paralisação e outras decidiram aderir parcialmente.

Mas não foi só em Vila Velha que os professores se encontraram. Profissionais da categoria de outras escolas se concentraram em Cariacica, Serra, Linhares, Boa Esperança, Baixo Guandu, Pinheiros, Anchieta, Guarapari e Cachoeiro de Itaperimim.

Os professores que se concentraram na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha, saíram em caminhada pelas ruas do município. 

Já no município de Cariacica, os professores seguiram em caminhada para a avenida Expedito Garcia, em Campo Grande.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Espírito Santo (Sindiúpes), a pauta de reivindicação da categoria tem 14 pontos, entre eles a reposição de perdas salariais, o respeito à lei do piso salarial, a gestão democrática e a reestruturação dos planos de carreira.

É necessário que os familiares de alunos que estudam nas escolas públicas estaduais façam contato com a secretaria da escola para saber se haverá aula ou não. 

Protesto

Em março deste ano, a categoria entregou uma pauta de reivindicações aos deputados estaduais. Os professores exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação e a destinação de 10% do PIB para a educação pública; e contra a proposta dos governadores de reajuste do piso somente pelo índice da inflação.

No último dia 8, após uma assembleia, os profissionais decidiram entrar em greve e pararam o trânsito. Eles se concentraram na Praça Getúlio Vargas e seguiram em caminhada até o Palácio Anchieta, em Vitória.

No dia 17 do mês passado, um protesto realizado pelos professores terminou em conflito com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Serra. Os docentes foram às ruas pedir mais valorização da classe. A polícia exigia que os professores ocupassem apenas uma faixa da via, o que não foi obedecido. Com a recusa do grupo, a polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

Já no dia 18, mais de 5 mil professores se reuniram em frente à Assembleia Legislativa em nova manifestação. O protesto teve início na avenida Carioca, em Vila Velha. Os manifestantes atravessaram a Terceira Ponte e, em seguida, foram para o Hortomercado, em Vitória, onde se reuniram com profissionais de diversos municípios capixabas.

Pontos moeda