Geral

Professores não conseguem acordo e alunos da rede estadual continuam sem aula

Os professores da rede estadual de ensino não conseguiram acordo com os secretários de Educação e Administração do Estado. É o que afirmam representantes do Sindiupes.  Segundo a categoria, os prazos dados foram longos e não atendem as reivindicações dos professores. 

“O que temos de mais perto de resposta do Governo é que daqui a 10 dias eles vão nos enviar um cronograma para podermos trabalhar o plano de carreira’, contou o representante do movimento Rodrigo Agapito.
 
O Secretario Estadual de Educação, Klinger Barbosa, disse que todas as reivindicações da categoria foram debatidas. Alguns assuntos, por serem mais complexos, exigem mais tempo e um estudo maior. “Esses itens já vinham sendo discutidos e muitos deles já estão em encaminhamento final, mas a comissão que se reuniu hoje colocou novamente na mesa e definimos prazos, condições de operação de cada item”, explicou o secretário.

De acordo com o sindicato, cerca de 400 escolas de todo o Estado aderiram ao movimento. Desde a última segunda-feira (14), os professores cruzaram os braços e realizaram protestos pelas ruas da Grande Vitoria e também do interior do Estado. Dentre as reivindicações dos professores, a principal é a aplicação do piso salarial profissional nacional na carreira.
 
Mais de 70% das escolas sem aula
Com a paralisação, a estimativa é que 70% das escolas estejam sem aula. Os professores estaduais entraram em greve na segunda-feira e reivindicam, entre outros pontos, reposição salarial das perdas da inflação. 

Pontos moeda