Geral

Projeto Raabe atende mais de 2 mil mulheres vítimas da violência doméstica em Vitória

Somente no ano passado, 7.985 medidas protetivas foram deferidas pela Justiça para mulheres vítimas da violência doméstica no Espírito Santo. Além disso, entre os anos 2006 a 2012, foram 15.343 medidas deferidas. Preocupados com os crescentes índices de violência contra a mulher, muitos grupos já oferecem apoio gratuito às vítimas.

No Estado, um desses colaboradores para a valorização da autoestima e auxílio às vítimas da violência doméstica é o projeto Raabe da Igreja Universal. Somente na cidade de Vitória, 150 voluntários, entre eles assistentes sociais e psicólogos, atuam no atendimento de mais de duas mil mulheres por ano. O projeto está presente em todas as cidades capixabas, e é totalmente gratuito.

De acordo com a coordenadora do projeto Raabe em Vitória, Neucilene dos Santos Ferreira, o auxílio espiritual está entre os principais diferenciais desse projeto. “Com esse acompanhamento, a mulher ganha força maior para escrever uma nova história, passa a acreditar mais em si, e sabe que tem poder para se transformar em uma nova criatura. É uma forma de superação das marcas do passado”, explica a coordenadora.

Os atendimentos são realizados diariamente, e o projeto conta com parcerias com a Delegacia da Mulher de Vitória, e com a Vara Especializada em Violência Doméstica. “Não há prazo específico para o acompanhamento. As mulheres ficam conosco até conseguirem entender que são capazes de dar a volta por cima, que não precisam se submeter às situações de risco”, explica Neucilene.

Serviço

Projeto Raabe – Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica
Loca: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.565, Santa Luiza, Vitória.
Telefone: (27) 3357-2977

Exemplos de superação são destaque no Dia Universal da Mulher

As mulheres atendidas pelo projeto Raabe, e que se tornaram exemplos de superação, serão um dos destaques do Dia Universal da Mulher, comemorado no dia 19 de abril. O evento será realizado em mais de 100 cidades do mundo, entre elas Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e New Jersey.

Em Vitória, o evento “Dia M”, aberto ao público, será realizado no Sambão do Povo, no bairro Mario Cypreste, às 10 horas. Na programação, além de palestras motivacionais haverá show com a cantora Valéria Rodrigues.  

Ao todo, 30 mil pessoas de todo o Estado deverão participar do evento, segundo a organização.

O objetivo do dia está além de um simples parabéns. A data busca ressaltar a importância da mulher na sociedade e a necessidade de políticas de valorização.

Pontos moeda