Geral

Quer manter a alimentação saudável mesmo durante a Páscoa? Anote dicas!

Chegou o período mais doce do ano, a Páscoa. Para muitas pessoas, essa época é sinônimo de refeições em família com muita fartura e os tradicionais ovos de chocolate. Assim, o primeiro pensamento é “dar um tempo” no controle alimentar e depois correr atrás do prejuízo. Será que é o melhor caminho a seguir?

Para a nutricionista da academia Razões do Corpo, Kelly Boscaglia, a resposta é não. “Se pensarmos assim não será possível evoluir no acompanhamento nutricional. O ano inteiro tem comemorações que atrapalham o objetivo do controle do peso. Somente nos últimos meses passamos por Natal, festa de Ano Novo, férias e Carnaval. Chegamos à Páscoa, depois ao inverno e o erro de muitos é pensar em seguir dieta firme só quando chegar o verão”.

O segredo, segundo a nutricionista, é seguir algumas dicas valiosas que podem ajudar a evitar os exageros na alimentação e a consciência pesada. A primeira delas é sobre a escolha do tipo de chocolate dos ovos de páscoa. O ideal é consumir aqueles com mais de 70% de cacau.

“Os chocolates meio-amargos além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele, limpeza do organismo e controle do colesterol ruim”, explica Kelly.

O chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção mais calórica e menos indicada. O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra.

Além do chocolate, outro alimento muito consumido durante a Semana Santa é o peixe. No Espírito Santo, não pode faltar a tradicional Torta Capixaba. Kelly Boscaglia explica que é uma ótima opção, por ser um prato com menos gordura e, portanto, mais leve. “É importante prestar atenção na quantidade de torta consumida e nos acompanhamentos escolhidos. Arroz integral e saladas com hortaliças, verduras e frutas são boas combinações”.

Pontos moeda