Geral

Políticos devem ser alvos da malhação de Judas na Praia do Suá

Uma das mais tradicionais comemorações do Sábado de Aleluia é a malhação de Judas. A Praia do Suá, em Vitória, é um dos principais pontos do Estado para malhar um boneco que representa o descontentamento da população com algum fato ou pessoa. 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Praia do Suá,  José Fernandes de Lima, pelo menos dois nomes já foram escolhidos para a população malhar. E mais uma vez envolve o nome de político. 

Os escolhidos para virar Judas serão o doleiro Alberto Youssef, preso em operação da Polícia Federal sob suspeita de participação em esquema de lavagem de dinheiro, e o o deputado federal André Vargas (PT-PR) , que teria ligações com o doleiro.

A concentração está prevista para começar às 8 horas  deste sábado (19) e a malhação às 9 horas, na Rua Almirante Tamandaré, mais conhecida como  rua das peixarias. “Esperamos umas 100 crianças e uns 50 adultos para participar da malhação dos Judas”, disse José Fernandes.

A malhação do Judas é uma tradição introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É realizada no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas, que teria traído Jesus, quando este acabou condenado à cruz. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo.

Pontos moeda