Geral

Segundo dia do Oitavário da Festa da Penha é marcado por missas e centenas de fiéis

O segundo dia do Oitavário da 443ª Festa da Penha começou chuvoso, mas não espantou os fiéis que foram participar das missas no Convento da Penha. 

Na manhã desta segunda-feira (21), quatro missas foram celebradas na capela e atraíram muitos devotos de Nossa Senhora da Penha. À tarde, a partir das 14h, acontece a segunda missa do Oitavário, no Campinho do Convento.

Abertura do Oitavário

O Oitavário da Penha, com o tema Anunciar com Alegria, começou na manhã deste domingo (20), com a Romaria dos Cavaleiros. Eles foram do bairro Cobilândia, em Vila Velha, até a Prainha, no mesmo município. 

Já a abertura oficial aconteceu à tarde, com uma missa presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. Milhares de fiéis lotaram o Campinho do Convento do domingo de Páscoa.

Festa da Penha 2014

A 443ª Festa da Penha vai até a próxima segunda-feira (28), no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha. Nos dias de festa, mais de um milhão de pessoas de todo o país, principalmente capixabas e mineiros, devem participar das festividades da padroeira do Estado.

Neste ano, segundo o guardião Frei Valdecir Schwambach, o tema escolhido para a festa é “Anunciar com alegria”, conforme o apelo que o Papa Francisco faz continuamente aos cristãos desde o início de seu pontificado. 

A Festa da Penha é a terceira maior manifestação religiosa mariana do Brasil, atrás somente da festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e a festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Como santuário mariano mais procurado durante todo o ano por romeiros, é o segundo do Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas.

Novidades em 2014

Uma das novidades da Festa da Penha 2014 é a primeira feira de artigos religiosos. Será um espaço especialmente criado para a feira de artesanato capixaba com enfoque religioso. Foram selecionados 64 artesãos de todo o Estado.

A feira será realizada entre os dias 25 e 28 de abril e terá 18 estandes, sendo 16 para artesãos e dois para editoras especializadas em publicações religiosas.

Shows - Outra novidade da Festa da Penha 2014 são os shows voltados apenas para o segmento religioso. O objetivo é qualificar ainda mais a festa. Serão seis shows católicos realizados nos dias 25, 27 e 28 de abril. Entre as atrações estão Banda Nova Prece, Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Padre João Carlos e Banda Água Viva.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Vila Velha, Simone Modolo, a iniciativa tem como objetivo reforçar a identidade da festa e inseri-la no contexto do turismo religioso nacional. “É uma estratégia que reforça o caráter religioso dessa grande festa, que é a terceira maior do país”.

Esquema especial

Para um melhor ordenamento do trânsito durante a Festa da Penha 2014, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha (Semtran) preparou um esquema especial para o evento.

 A Rua Cabo Aílson Simões, esquina com a Rua 23 de Maio, será parcialmente interditada. No local, será instalada barreira móvel com acesso apenas para veículos credenciados de moradores. Já na Rua Presidente Lima, esquina com a Rua Vinte e Três de Maio, haverá a interdição fixa, onde será proibido o acesso de veículos.

No cruzamento da rua Dom Jorge de Menezes com a rua Antônio Ataíde será instalada outra barreira móvel, onde ficará o acesso principal da Festa para veículos credenciados e autorizados.

Durante a Romaria dos Homens, terá interdição total das vias: Av. Carlos Lindenberg, Av. Jerônimo Monteiro, Av. Champagnat, Rua Antônio Ataíde e ruas da Prainha. O número de linhas do transporte público no período da festividade religiosa será reforçado. As linhas municipais e metropolitanas, cujos ônibus passam pelo Centro de Vila Velha, irão atender a população até o término da Romária dos Homens (26) e nos dias dos shows (25, 27 e 28).

Confira toda a programação da Festa da Penha:

Segunda-feira - 21 de abril
Oitavário e missa às 14h no Campinho (Área Pastoral Serrana)

Terça-feira - 22 de abril
Oitavário e missa às 14h no Campinho (Área Pastoral Cariacica/Viana)

Quarta-feira - 23 de abril
Oitavário e missa às 14h no Campinho (Área Pastoral Benevente)

Quinta-feira - 24 de abril
Oitavário e missa às 14h no Campinho (Área Pastoral Serra)

Sexta-feira - 25 de abril
Oitavário e missa às 14h no Campinho (Área Pastoral Vitória)
Romaria dos militares – saída do portão do Convento às 14h

Sábado - 26 de Abril
Romaria de São Mateus – Campinho às 8h
Romaria das Pessoas com deficiência – saída da Praça Duque de Caxias às 8h – missa na chegada à Prainha
Romaria de Cachoeiro de Itapemirim – saída do portão do Convento às 13h30 Oitavário e missa no Campinho
Romaria dos Homens – saída da catedral às 19h
Missa às 23h30 na Prainha

Domingo - 27 de Abril
Romaria de Colatina – saída do portão do Convento às 8h e missa às 9h no Campinho
Romaria dos Motociclistas – saída da Av. Jerônimo Monteiro em Vitória às 10h
Romaria das Mulheres – saída do Santuário de Vila Velha às 14h30

Segunda-feira - 28 de abril 
Missa da CRB e Seminário às 7h no Campinho
Romaria dos Ciclistas – saída de Cobilândia e do Ibes às 8h30 – chegada à Prainha 11h
Bandas de Congo – apresentação das Bandas de Congo e homenagens no Campinho às 9h
Missa das Pastorais às 10h no Campinho
Missa de encerramento às 16h na Prainha

Shows musicais
Dia 25 de abril (sexta-ferira) – Rosa de Saron e Nova Prece
Dia 27 de abril (domingo) – Anjos de Resgates e Sementes
Dia 28 de abril (segunda-feira) – Banda Água Viva

Show de encerramento
Dia 28 de abril (segunda-feira) – Pe. João Carlos

Horários de Missas na Capela do Convento
Dia 20/04: 5h, 7h, 9h e 11h
Dia 21/04: 6h, 7h, 8h e 9:30h
Dia 22/04: 6h, 7h, 8h e 9:30h
Dia 23/04: 6h, 7h, 8h e 9:30h
Dia 24/04: 6h, 7h, 8h e 9:30h
Dia 25/04: 6h, 7h, 8h e 9:30h (Missa dos Advogados)
Dia 26/04: 6h, 7:30 e 11h
Dia 27/04: 5h, 7h, 11h e 14h
Dia 28/04: 0h (meia-noite), 2h, 6h, 9h e 12h

Pontos moeda