Geral

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em Vitória

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano começa nesta terça-feira (22) nas unidades de saúde da capital. Mas a grande mobilização, o chamado "Dia D de Vacinação", será no dia 26 (sábado), quando todas as 30 unidades da rede municipal estarão abertas das 8 às 17 horas, excepcionalmente, para imunizar a população.

A abertura oficial da campanha, que traz o tema "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar", será na Unidade de Saúde de São Cristóvão, no dia 26, às 8 horas. A novidade é a ampliação da faixa etária para crianças de dois anos a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

Inicialmente, estão sendo vacinados apenas os idosos a partir de 60 anos, crianças de dois anos a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos (com laudo, indicação ou prescrição médica) e profissionais de saúde. Os pacientes acamados recebem atendimento em suas residências. Para isso, a unidade de saúde do bairro onde moram deverá ser acionada.

A vacinação vai até o dia 9 de maio e a população a ser vacinada na capital é de aproximadamente 68 mil pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais, como estado febril leve e dor de cabeça, podem ocorrer em alguns casos, o que é normal. A contraindicação é para pessoas febris, com doenças neurológicas e com alergia a ovo. Neste caso, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias entre 32% e 45% e a mortalidade por complicações da influenza tipo B, de 39% a 75%. A vacina é constituída por vírus inativados e, por isso, não causa a doença.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados quando entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz).

Prevenção

Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Pontos moeda