Geral

Vacinação de adolescentes contra HPV na capital atinge 85,9% de cobertura

A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) terrminou nesta quinta-feira (10) e ultrapassou a meta de 80% de cobertura em Vitória.  Ao total, mais de cinco mil adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos receberam a imunização.

O programa federal começou no dia 10 de março. Neste período, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) percorreu escolas públicas e particulares com o objetivo de atingir todo o público-alvo. No final, houve 85,9% de cobertura vacinal.

Esta foi a primeira das três doses da vacina. A segunda também será administrada nas escolas, seis meses após a primeira, e a terceira e última dose, será administrada cinco anos após a primeira nas unidades de saúde.

A adolescente que estiver dentro da faixa etária estabelecida e que, por algum motivo, não recebeu a primeira dose ou que ainda vai completar 11 anos ao longo do ano, deverá se dirigir à unidade de saúde do seu território munida da carteira de vacinação e documento (carteirinha) de estudante, a partir desta segunda-feira (14).

A vacina
Após o período de campanha, a vacinação continuará de forma permanente nas unidades, visto que a partir deste ano passou a integrar o calendário vacinal do Ministério da Saúde. Antigamente, a vacina contra o HPV existia apenas na rede privada e com custo elevado.

A vacina é composta de três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose acontecerá somente após cinco anos da segunda. Estudos apontam que a eficácia da vacina para prevenção de câncer de colo de útero foi de 98% e de 100% para as verrugas genitais.

Em 2015 e 2016 a vacinação será expandida e chegará até meninas de nove anos de idade, isto porque está comprovado que as jovens entre 9 e 15 anos conseguem desenvolver o maior número de anticorpos e obtêm maior proteção contra a doença.

Pontos moeda