Geral

Especialista capixaba alerta sobre riscos de consumo excessivo de shakes

Substituir refeições pode causar deficiência de nutrientes, queda de cabelo e até flacidez em mulheres. Nutricionista diz que substância não é recomendada

Luciana Gimenez desmaiou ao vivo Foto: R7

A busca pelo corpo perfeito através de dietas “milagrosas” e consumo de shakes voltou a ser polêmica. Isso aconteceu após a apresentadora Luciana Gimenez desmaiar ao vivo durante o programa “Superpop” (Rede TV!), na última segunda-feira (26). 

De acordo com a colunista Fabíola Reipert, do R7, quem convive com a apresentadora contou que ela estava de dieta, se alimenta de shakes e andava fraca. Fora isso, estava gripada e teve uma forte queda de pressão.

Se comprovado que Luciana realmente se alimentava apenas de shakes, a nutricionista Letícia Matrak aponta o perigo. Segundo ela, o uso excessivo dessa substância pode trazer danos para a saúde. “As pessoas tem o hábito de substituir as refeições importantes pelo shake. Apesar das promessas, eles nunca contém todos os nutrientes adequados”, esclarece.

A nutricionista afirma que não recomenda esses shakes que são vendidos no mercado. Ela conta que algumas pessoas ficam meses se alimentando desses produtos e acabam desenvolvendo deficiências de nutrientes, principalmente de proteína. “Na mulher isso pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças e flacidez. Como esses alimentos possuem uma limitação de caloria e as pessoas costumam fazer muitas atividades, o corpo pode gastar mais energia do que possui e com isso acaba fazendo a pessoa parar, que seria o desmaio”, revela.

Para que casos como esses não aconteçam, Letícia explica que a pessoa nunca deve substituir as principais refeições. Mas se mesmo assim a pessoa insistir em usar, ela recomenda tomar apenas à noite. “Isso porque a pessoa já fez todas as atividades durante o dia, e provavelmente vai descansar nesse horário. Mas para o alimento ficar mais rico, recomendo acrescentar frutas”, destaca.

E para quem deseja ter um bom resultado, mas fazendo uma dieta saudável, de acordo com a nutricionista a melhor forma é através da reeducação alimentar. “Comer alimentos saudáveis nos horários corretos, que seria de 3 em 3 horas, melhora o metabolismo, que é o que facilita na perda de peso”, finaliza.

Capixaba perde os movimentos da perna

Uma jovem de 20 anos que perdeu o movimento das pernas temporariamente após tomar um shake e chá durante um período de oito meses, sem acompanhamento médico. A auxiliar de laboratório Karina Gonçalves tinha como objetivo perder 10 quilos para chegar ao carnaval em plena forma e acabou perdendo o movimento das pernas. A jovem que pesava 79 quilos chegou a perder 13, três acima do esperado. Mas Karina parou de se alimentar e só tomava líquidos.

Pontos moeda