Geral

Manifestações pela Capital complicam o trânsito nesta quinta-feira

O início da tarde desta quinta-feira (15) foi marcado por protestos que complicaram o trânsito em diversas vias de Vitória.

Na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da Capital, um grupo de cerca de 40 pessoas parou o trânsito em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo estadual. Com cornetas, faixas e cartazes, servidores da saúde protestaram e o trânsito no sentido Centro ficou completamente interditado.

Os professores municipais de Vitória também fizeram uma mobilização. Eles caminharam na Avenida Vitória junto com outras categorias de servidores públicos e se concentraram em frente ao Palácio Anchieta. Durante a pesseata, outros servidores públicos, inclusive os professores estaduais em greve, se juntaram à passeata até chegar a sede do governo estadual. De acordo com os manifestantes, cerca de duas mil pessoas participaram do ato.

Professores em greve e técnicos da Ufes e Ifes chegam ao Palácio Anchieta Foto: Reprodução/Site Ninja ES

Por volta das 13 horas, os professores, estaduais e municipais, se encontraram e seguiram em passeata pela Avenida Vitória. Todas as faixas da pista da avenida no sentido Centro da Capital, foram interditadas e o trânsito ficou completamente bloqueado.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), a manifestação reuniu os professores da rede municipal de Cariacica e Vitória, além dos professores estaduais, que também estão em greve. Técnicos administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também participaram do protesto.

Por volta das 14 horas, a passeata chegou ao Palácio Anchieta e os manifestantes ficaram concentrados em frente a sede do governo. Com carro de som e faixas, alguns manifestantes subiram nas escadarias do palácio e continuaram o protesto. As duas faixas da Avenida Jerônimo Monteiro ficaram interditadas e o trânsito ficou completamente bloqueado.

De acordo com informações da Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Vitória, 1 mil pessoas estavam concentradas no Palácio Anchieta, às 14h30. Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Trânsito acompanharam o protesto. De acordo com a PM, não foi registrado nenhum tumulto ou dano ao patrimônio público durante a manifestação.

Ponto da Avenida Princesa Isabel, no Centro, ficou lotado Foto: Joelson Farias dos Santos/Whatsapp Folha Vitória

Trânsito parado e pontos lotados

Com o trânsito bloqueado desde o início da tarde desta quinta-feira (15) e com sol forte, os pontos de ônibus do Centro de Vitória ficaram lotados. Alguns usuários do transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana preferiram seguir caminho a pé. Informações dão conta de que o trânsito ficou parado há tanto tempo que alguns motoristas chegaram a sair do coletivo e aguardar o trânsito fuir do lado de fora dos ônibus.

Não há informações sobre a dimensão do congestionamento, já que não há câmeras de videomonitoramento nas regiões em que havia trânsito, mas segundo leitores do jornal online Folha Vitória, no sentido Vila Velha - Centro, o trânsito havia chegado à rodoviária, por volta das 14h30.

Assembleia define continuidade da greve

Após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (15), os professores estaduais decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A categoria afirma que as propostas apresentadas pelo governo foram evasivas. "As propostas do governo foram muito evasivas. O sindicato não aceita o modo como o governo está lidando com a greve", diz o diretor do Sindiupes, Gean Carlos Nunes.

Pontos moeda