Geral

Ônibus voltam a circular em Diadema e São Bernardo

São Paulo - Após paralisação na manhã desta sexta-feira, 23, os ônibus da viação Mobi Brasil, que atende as cidades de Diadema e São Bernardo do Campo, voltaram a circular nesta tarde, segundo a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). A Viação Osasco, que atende nove municípios da Região Metropolitana, continua em greve. Empresa e sindicato vão se reunir ainda nesta sexta em uma audiência no Ministério do Trabalho para tentar resolver o impasse.

Pela manhã, com a greve de motoristas e cobradores das duas empresas de ônibus que atendem onze municípios de São Paulo, cerca de 275 mil passageiros haviam sido afetados. As empresas Viação Osasco e Mobi Brasil operam nos municípios de Osasco, São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Itapevi, Cotia, Jandira, Pirapora, Barueri, Santana de Paranaíba e Carapicuíba.

Em Osasco, a prefeitura estima que cerca de 140 mil passageiros tenham sido prejudicados pela paralisação da Viação Osasco, que tem apenas 30 ônibus em circulação nesta sexta-feira, de um total de 177 coletivos que atendem a cidade. De acordo com a EMTU, a viação também é responsável pelo transporte de 75 mil passageiros em viagens intermunicipais da região.

A outra empresa que realiza o transporte dentro de Osasco, a Urubupungá, opera com 60% da frota, segundo a prefeitura, o que prejudica, principalmente, a zona norte da cidade.

Em Diadema, a prefeitura estima que 43 mil usuários tenham sido afetados durante a manhã pela greve de funcionários da empresa Mobi Brasil no transporte dentro da cidade. Segundo a EMTU, a viação é responsável pelo transporte de 15 mil usuários entre os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo.

Pontos moeda