Geral

Professores de Cariacica definem nesta quinta-feira se continuam com a greve em assembleia

Professores acamparam na prefeitura à espera de reunião Foto: Aníbal Saltório de Almeida/Whatsapp Folha Vitória

Após o protesto que reuniu cerca de 50 professores municipais em Cariacica, o prefeito Geraldo Junior (PPS-ES), o Juninho, recebeu os professores em greve na tarde desta quarta-feira (14) e ouviu a categoria que reivindica um reajuste salarial e aumento no auxílio alimentação. Os professores vão definir às 11 horas desta quinta-feira (15), em assembleia, se continuam ou não com a greve.

Os profissinais ficaram acampados dentro da prefeitura, em frente ao gabinete do prefeito aguardando uma reunião. "Nós queremos nos reunir com o prefeito porque o aumento de 3% que ele nos deu não chega perto das nossas perdas reais", diz o professor que participa do movimento, Aníbal Saltório de Almeida.

Os professores municipais de Cariacica têm o salário base de R$ 1,6 mil, incluindo o auxílio alimentação, que é de R$ 112,50. A remuneração tem como base o professor que tem carga horária de 25 horas semanais.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica disse que ofereceu um reajuste fracionado ao magistério de 6%, sendo 4% em abril, 1% em julho e 1% em outubro.

Os professores da rede municipal estão em greve desde o dia 5 de maio. Nesta quarta-feira (14), 14 escolas ficaram sem aulas, 28 parcialmente sem aulas e 61 escolas funcionaram normalmente. Segundo a prefeitura, dos 3.216 professores municipais, 360 aderiram à greve. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (Seme) é que em torno de 5 mil alunos estejam sem aula.

Às 13 horas desta quinta-feira (15), acontece uma nova reunião com os professores grevistas e a prefeitura.

Professores municipais de braços cruzados

Além dos professores de Cariacica, os profissionais da rede municipal de Vitória também entraram em greve no dia 24 de abril. Os professores de Vila Velha também estão de braços cruzados. Os professores estaduais também continuam em greve, desde o dia 8 de abril. Confira a cobertura completa aqui.

Pontos moeda