Geral

TV Vitória Solidária lança campanha para aumentar doação de leite materno

Bancos de leite do Estado precisam de doação Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Doação de Leite Materno é comemorado nesta segunda-feira (19), mas todos os dias os bancos de leite necessitam ser abastecidos. Pensando nas diversas crianças que necessitam desse leite, muitas vezes para sobreviver, a TV Vitória Solidária lançou a campanha de doação de leite materno. 

Em todo o Espírito Santo sete bancos de leite funcionam para auxiliar as mães que desejam doar e ajudar crianças que precisam do alimento. De acordo com a Coordenadora do banco de leite materno do Hospital da Polícia Militar (HPM/ES), capitã Vera Lúcia Berto, a mulher não precisa ir até um banco para doar.

“Se ela perceber que a mama está cheia, está sobrando leite, ela pode ligar para um banco e pedir a orientação de como fazer. Com isso nós daremos o passo a passo. Quando ela tem o produto, nós vamos até a casa dela. Mas as orientações continuam. E todas as vezes vamos levar vidros para ela e toda semana ela terá uma visita do banco de leite”, explica a coordenadora.

Segundo a capitã, todos os bancos de leite do Estado carecem de leite humano, por isso ela alerta para que as mulheres possam ter interesse de conhecer mais sobre o assunto. “A sensibilidade das mulheres eu creio que começa na gestação. Então, se falarem para elas desde a gestação da importância de doar, isso já vai formalizando na mente delas, porque as vezes o próprio bebê dela pode precisar. Muitas vezes as pessoas procuram o banco de leite e descobrem que precisavam saber dele antes. É muito importante essa campanha. É um tema que precisa ser divulgado”.

Vera Lúcia também informou que os bancos de leite ensinam as mães como amamentar e como retirarem o leite para doação. “A principal função do banco de leite é promover o aleitamento, e isso inclui a educação. Educando a mulher ela pode ser uma doadora. Os beneficiados são os prematuros, principalmente os de baixo peso, e os que tem alergia a proteína de leite de vaca. E é uma demanda diária, pois as crianças precisam ser amamentadas todos os dias”.

Sucos que ajudam a produção de leite

Para que as mamães possam estar saudáveis para doar, e também produzir leite, alguns alimentos são indispensáveis. No período pós-parto, as mulheres precisam de muitos nutrientes, pois todos são passados para o bebê através da amamentação. Sucos são ótimas opções para esse momento, pois são alimentos práticos e com muitos nutrientes e vitaminas. Algumas dicas são os sucos de pêra com chá de cidreira e de uva com água de coco e hortelã.

Confira o preparo no vídeo:

Saiba onde doar:

Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977

Pontos moeda