Geral

Ufes pode suspender vestibular e adotar apenas Sisu

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) instaurou uma comissão para avaliar a adesão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Sendo adotado esse sistema, a seleção para a universidade consideraria apenas a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a pró-reitora de graduação da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, isso não é o fim do vestibular. “Essa ideia já havia sido externada pelo reitor, e para discutir o assunto foi formada uma comissão. Essa comissão tem 90 dias para elaborar um relatório que será avaliado pelo Conselho Universitário”, explicou a pró-reitora.

Segundo ela, a primeira vez que a universidade utilizou o Sisu foi no vestibular de inverno do ano passado, para os cursos dos campi de Alegre e de São Mateus, e nesse ano será utilizado pela segunda fez. Além disso, a Ufes já utiliza as notas do Enem como a primeira faze do vestibular.

A pró-reitora contou que a universidade está tranquila para trabalhar. “Conversamos com outras instituições de mesmo porte e que também aderiram. Isso nos ajudar a verificar alguns pontos positivos e negativos, e o que será melhor para a instituição”, aponta.

Antes do acordo, segundo Maria Auxiliadora, o Sisu entra em contato com a instituição para saber se vai ou não aderir o sistema. Após isso, é enviado um comunicado de termo de compromisso onde a universidade destaca os cursos e a quantidade de vagas que serão oferecidas. “Isso quer dizer que nem todos os cursos devem obrigatoriamente aderir esse sistema. Também não é obrigatório todas as vagas de um curso serem disponíveis no sistema”.

Inscrições para o Enem 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam na próxima segunda-feira (12), com prazo até 23 de maio. Os R$ 35,00 cobrados pela inscrição podem ser pagos até o dia 28 deste mês. Para esta edição, o Ministério da Educação promete um elevado grau de segurança. 

Pela primeira vez, o edital prevê que os fiscais de prova poderão usar detectores de metal quando necessário. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o procedimento visa impedir o uso de qualquer tipo de equipamento que traga ameaça à aplicação. A estimativa é de que sejam usados 18 mil detectores portáteis.

Universidade portuguesa aceita Enem

Depois da Universidade de Coimbra, outra instituição de ensino superior de Portugal aceitará o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo. A Universidade da Beira Interior, da cidade de Corvilhã, na região central do País, permitirá que alunos brasileiros usem as notas das edições do Enem de 2012 e 2013.

Pontos moeda