Geral

Dia Mundial do Meio Ambiente: conscientização ainda é desafio no Estado

Diretor do Iema afirma que a população está cobrando e pensando cada vez mais na natureza, com isso a busca por produtos sustentáveis também cresceu.

População está mais preocupada com a natureza Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em diversos locais, tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e conscientizar a população de que é necessária uma mudança de postura. 

Neste ano, de acordo com o diretor Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Tarcísio Foerger, muitos avanços podem ser comemorados. “O sentimento foi que houve um avanço considerável na preservação do meio ambiente por causa do número de denúncias que o Iema tem recebido. O capixaba tem cobrado muito medidas para o controle de poluição e a manutenção da área verde”, aponta.

Segundo o diretor, a população está pensando cada vez mais na natureza, com isso a busca por produtos sustentáveis também cresceu. “O mercado também está ajudando, a reutilização de materiais e a reciclagem está mais acessível. As pessoas também estão ajudando com a coleta seletiva”, destacou.

Foerger ressalta que mesmo com as melhoras que já podem ser vistas no Estado, ainda há muito que avançar. O destaque é para atitudes que diminuam o consumo de água e energia e para que as pessoas joguem o lixo no local certo. Ele explica que as mudanças acontecem com o tempo, mas isso auxilia muito no trabalho dos órgãos ambientais. 

“Hoje a qualidade do ar é aceitável, mas podemos melhorar ainda mais e estamos trabalhando para isso. O maior problema que podemos destacar na capital capixaba é a quantidade de veículos nas ruas. Com relação aos rios, também há muito para melhorar. Após as obras realizadas pelo Governo do Estado, nós avançamos muito. A balneabilidade também tem avançado, e temos que comemorar”, afirma.

Pontos moeda