Geral

Escolher padrinhos e madrinhas: uma tarefa difícil

Embora não haja uma regra fixa, o bom senso “pede” até quatro casais no altar

Escolher quem são as pessoas mais importantes da vida de um casal é uma tarefa nada fácil, especialmente quando a família é grande e não se vê o fim da lista de amigos... Mas os casais que estão a alguns passos do altar não têm para onde correr: a escolha dos padrinhos é, sim, um momento que exige atenção especial e que, em muitos casos, deve ser feita a dedo.

E vencido o dilema da escolha de quem serão, surge outro: quantos padrinhos escolher? Para se tomar essa decisão, é preciso lembrar o verdadeiro papel do padrinho de casamento e que sua função não acaba com o fim da festa. “As pessoas precisam compreender que os padrinhos são amigos que vão estar ao lado do casal em um momento difícil que vier durante o casamento. São pessoas que irão conviver com o casal ao máximo, então os noivos precisam se perguntar: com quantas pessoas nós vamos dividir a nossa convivência?”, explica a cerimonialista Patrícia Esteves.

Diante disso, Patrícia destaca que não há um número obrigatório, mas o bom senso de quem é da área do casamento diz que quatro casais para cada noivo é um número ideal. “Acima disso é deselegante e deixa o cortejo mais longo”, justifica. Além disso, o grande número de padrinhos pode até tirar um pouco da visibilidade dos noivos.

Misturando casais

Mas será que os noivos podem convidar para madrinha e padrinho duas pessoas que não se conhecem? Atualmente, não há nada de errado em tomar essa decisão. A dica é, durante o anúncio do convite, conversar com a pessoa e dizer que está providenciando um acompanhante para ela. Já se tornou comum, inclusive, casais de padrinhos que se conhecem na hora.

E também não há mais a necessidade de chamar aquela prima distante só para agradar a tia! Você pode chamar a sua amiga, sem nenhuma crise! Do mesmo modo, não precisa convidar a namorada do seu amigo só porque eles estão juntos há dois meses e os noivos não sabem nada dela. Como Patrícia disse, os padrinhos são quem fez e continuará fazendo parte da história do casal. 

Pontos moeda