Geral

Faltará frio no inverno: estação deverá ser de clima seco e mais quente do que o normal, diz Climatempo

A chuva continuará escassa na maior parte do Brasil, como é normal nesta época do ano. Por outro lado, a chuva que já é em média abundante no Sul deve ser potencializada

O inverno será de tempo seco e calor Foto: Divulgação

Inevitavelmente, as pessoas sempre olham para trás e tentam adivinhar o futuro. No entanto, o frio intenso do último inverno no Hemisfério Norte e o último verão extremamente quente, não vão representar o inverno que começa no próximo dia 21.

O fenômeno El Niño, que estará em formação ao longo do inverno, mantém o risco de chuva forte e volumosa sobre o Sul do país. A temporada deverá ser seca e mais quente do que o normal, aumentando o risco de proliferação de queimadas no cerrado. O evento fraco de El Niño, que é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico, será o suficiente para mexer com as condições do inverno em todo o Brasil. 

Sob o ponto de vista médio, a chuva continuará escassa na maior parte do Brasil, como é normal nesta época do ano. Por outro lado, a chuva que já é em média abundante no Sul deve ser potencializada pelo novo fenômeno em formação. De forma geral, faltará frio neste ano, como é normal em anos de El Niño

De forma geral, o tempo ficará seco na maior parte do país, como é normal. Já no Sul, a presença de um possível El Niño deve potencializar os eventos de chuva intensa. Nesta Região, espera-se por vários eventos de tempo severo, mas em média será menos frio do que o normal. As massas polares serão poucas neste inverno e os raros eventos de frio neste ano serão rápidos.

No mês de julho, as frentes frias ficam bloqueadas sobre o Sul do país e provocam bastante chuva ao longo do mês. O tempo fica seco na maior parte do Brasil, com temperatura mais alta do que o normal. Se por um lado tiver eventos de enchente no Sul, a umidade relativa do ar ficará baixa na maior parte do Brasil, com vários eventos extremos no Centro-Oeste e no interior do Sudeste e do Nordeste.

Em agosto, o tempo continua seco na maior parte do Brasil. As queimadas devem se espalhar pelo país e terão vários dias com umidade relativa do ar abaixo de 20% no Brasil Central. As frentes frias continuam bloqueadas pelo Sul e a atuação das massas polares será fraca neste mês. Expectativa de muitos dias com tempo severo na região Sul.

No mês de setembro, a umidade começa a se espelhar sobre o Brasil durante a segunda quinzena de setembro e as primeiras pancadas de chuva retornam ao cerrado. Isso é um indício de que pode ter chuva no momento certo, afastando o fantasma da seca sobre os grandes reservatórios hidrelétricos do país. A chuva diminui no Sul e a temperatura fica elevada em quase todo o Brasil.

Confira como fica o clima:

Sul 
Julho: chuva e temperatura ACIMA da média. Seco no sul do RS.
Agosto: chuva e temperatura ACIMA da média. Normal no sul do RS.
Setembro: mais um mês de chuva no PR. Seco no RS e em SC. Temperatura próxima à normalidade.

Sudeste
Julho: mais seco e mais quente do que o normal.
Agosto: mais seco e mais quente do que o normal.
Setembro: chuva de normal a acima da média. A temperatura fica perto da normalidade.

Centro-Oeste
Julho: pouca chuva, ficando acima apenas no sul de MS. Temperatura alta.
Agosto: chuva abaixo do normal, com temperatura alta.
Setembro: umidade se espalha e alguns eventos de chuva podem deixar o mês mais úmido que o normal.

Norte
Julho: chuva de normal a abaixo da média. Temperatura
Agosto: acima da média no PA. Mais quente e mais seco no restante da Região.
Setembro: acima da média em RO. Seco e quente no restante da Região.

Nordeste
Julho: chuva de normal a acima da média. Temperatura normal.
Agosto: chuva na média. Temperatura normal.
Setembro: normal a um pouco acima da média. Temperatura normal.

Pontos moeda