Geral

Dia de Combate à Asma: mais de 1,6 mil internados por causa da doença no ES em 2013

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete crianças e adultos em todo o mundo. Seus sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito

Estado oferece atendimento gratuito para pacientes Foto: Divulgação/Governo

No primeiro dia oficial do inverno, que começa neste sábado (21), também é celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma, uma das principais doenças respiratórias crônicas que levam a internações no País. No Espírito Santo, só no ano passado, 1.688 pessoas foram internadas por causa da doença. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitou a oportunidade para lembrar que o Estado oferece tratamento especializado e medicamentos avançados e de alto custo para controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete crianças e adultos em todo o mundo. Seus sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. Estima-se que 20% da população sofram com a doença que, devido a sua natureza alérgica, é desencadeada por alguns fatores como ácaros, fungos (mofo), pelo de animal, condição climática, cheiro forte, fumaça de cigarro, situação emocional, gripes e resfriados, entre outros.

Quando uma pessoa tem uma crise de asma, os brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões) reduzem de diâmetro, dificultando a respiração. Os sintomas geralmente pioram à noite e melhoram com medicamentos como os broncodilatadores. Apesar de não ter cura, 95% dos casos podem ser controlados com a atenção adequada e a pessoa passar anos sem uma crise.

Diferencial

A saúde pública estadual tem avançado nessa questão. O Espírito Santo é um dos quatro estados do país (ao lado de Bahia, Distrito Federal e Pernambuco) que têm protocolo de tratamento de asma grave, que inclui medicamentos de ponta para tratamento da doença disponíveis para a população de um modo geral, por meio do Programa Estadual de Asma Grave, que funciona no CRE Metropolitano e das Farmácias Cidadãs Estaduais.

“Este é um diferencial importante no Espírito Santo, porque aumenta o acesso da população ao tratamento e reduz o risco de internações, idas à emergência e eventuais faltas ao trabalho e à escola”, observa a alergista da Sesa Faradiba Sarquis Serpa, que coordena o Ambulatório de Asma de Difícil Controle, na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, instituição de referência do Programa Estadual para terapia Anti-IgE (forma de tratamento de doenças alérgicas). A IgE ou imunoglobulina E é o anticorpo responsável pela reação alérgica.

Para o ambulatório da Santa Casa são encaminhados aqueles pacientes que não tiveram boa resposta ao tratamento convencional. “A asma é uma doença de tratamento prolongado. O tratamento envolve cinco etapas que inclui doses crescentes de medicamentos e associação de drogas. Se o paciente chega à etapa quatro e os sintomas permanecem, é considerado como tendo asma de difícil controle e referenciado para o Ambulatório para investigação mais detalhada e avaliação da indicação de uso de terapia Anti-IgE”, explica a médica.

Atualmente 643 pacientes estão em acompanhamento no Ambulatório de Asma de Dífícil Controle e, desses, 32 fazem uso da medicação injetável Omalizumabe, que bloqueia os anticorpos da alergia, a IgE. “É um tratamento longo e de alto custo. Há pessoas que usam há sete anos essa medicação, com aplicação mensal ou quinzenal. Cada frasco custa R$ 1.285,81. A medicação, apesar de não ser padronizada pelo Ministério da Saúde, é ofertada pela Sesa para atender pacientes que precisam de assistência diferenciada”, ressalta Faradiba.

Programação

Para chamar a atenção sobre a data, a Sesa em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Vitória promoverá uma palestra sobre a doença na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam), neste sábado, com apresentação do coral “Voices em SuperAção”, formado por 20 pacientes em tratamento no ambulatório. A programação, aberta ao público, será realizada a partir das 8 horas. 

Programa Estadual de Asma Grave

Os pacientes que sofrem da doença, que se caracteriza por falta de ar, acompanhado de chiado e pressão no peito, podem buscar tratamento no programa, onde são oferecidos: avaliação, acompanhamento por equipe multidisciplinar, realização de exames e acesso a medicamentos.

Agendamento

O paciente deve ser diagnosticado como portador de asma grave e comparecer à sede do Programa de Asma Grave portando encaminhamento médico ao Programa e laudo de espirometria recente.

Dicas para evitar as crises

- Evite livros, papéis, bichos de pelúcia ou outros objetos que acumulem poeira no quarto;
- Retire tapetes e carpetes e troque as cortinas de pano por persianas de material plástico, PVC ou similar, para facilitar a limpeza. É impossível manter um tapete ou carpete livre de ácaros e mofo, assim como é inviável retirar cortinas semanalmente para lavagem. Melhor não tê-los;
- O piso de toda a casa deve ser liso, e utilize pano úmido diariamente na limpeza. Evite vassoura e espanador, pois “levantam a poeira”;
- Use colchão e travesseiro de espuma, forrados com capas impermeáveis fechadas (napa, curvim, PVC ou similar), que também deverão ser limpas regularmente com pano úmido. 
- Troque a roupa de cama uma a duas vezes por semana e lave os casacos antes dos meses frios (se possível com água quente);
- Não tenha animais com pelos e evite contato com eles. Se você já tem, intensifique sua higiene (banho semanal) e não permita que ele frequente o quarto e os móveis estofados; 
- Não fume e procure evitar que fumem perto de você; 
- Pratique atividades aeróbicas ao ar livre, de acordo com sua idade e capacidade física. Além dos benefícios psicossociais e físicos do exercício aeróbico, quanto menos tempo em ambientes fechados, menor o contato com substâncias que causam alergia

Pontos moeda