Geral

Artistas capixabas doam obras para exposição que vai arrecadar renda para animais abandonados

17 artistas plásticos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina que doaram suas obras para a primeira exposição da ONG Associação de Amparo a Animais Resgatados

Obras de arte de 17 artistas brasileiros estarão á venda. Obras serão vendidas à partir de R$ 700 Fotos: Divulgação

Ajudar os animais abandonados da Grande Vitória por meio da arte. Essa é a intenção da empresária Maria Braga, da advogada Mara Guimarães e da fotógrafa Yara Guimarães, que comandam a ONG Associação de Amparo aos Animais Resgatados (AAMAR), chamada de “Amizade é um luxo”. Elas convocaram 17 artistas plásticos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina que doaram suas obras para a primeira exposição solidária da ONG. A renda será revertida para ajudar os animais que estão em abrigos, Centro de Controle de Zoonoses (CCZs) e protetores independentes.

A exposição será inaugurada com um coquetel para convidados no dia 30 de julho, às 20 horas, na Oficina de Ideias Ana Paula Castro, em Bento Ferreira. E no dia seguinte, 31, a exposição estará aberta ao público e permanece no local até o dia 7 de agosto. Além das obras de arte, os convidados da vernissage vão poder doar qualquer quantia em um envelope e depositar em uma urna para ajudar na compra de ração e custear procedimentos como castração e vacinação.

Os 17 artistas que abraçaram a causa e doaram suas obras são: Ana Paula Castro, Estelita Ferreira, Ivald Granato, Lana Francisco, Lena Brotas, Liza Tancredi, Marcelo Beja, Maria Cininha, Maria Martins, Maria Sanz Martins, Niky Venâncio, Regina Chulam, Rubens Matuck, Hilal Sami Hilal, Wagner Veiga, Glauco Gomes e Zappa. Entre as obras, esculturas, telas, fotografia, colagem e scrapbooking. Os preços das obras custam a partir de R$ 700 reais.

Artista Zappa também participa da ação Foto: Divulgação

Uma homenagem será feita ao artista português João Martins, que também ficou conhecido como João Ninguém. Na entrada da exposição serão exibidos quadros e esculturas de São Francisco de Assis produzidos por ele. São Francisco, protetor dos animais, era o preferido do artista. Essas obras pertencem à família do artista e algumas foram emprestadas de coleções particulares.

Segundo Maria Braga, uma das organizadoras desta exposição, o objetivo do evento é inserir as pessoas na causa animal. Ela defende a adoção dos bichos. “Essa exposição é um evento inovador que agrega valor ao Espírito Santo. Estamos salvando animais com obras de arte. Os artistas nos surpreenderam com seus pets e sentimentos generosos. É importante ter a consciência de que os animais são seres vivos e têm sentimentos. Não podemos trata-los como se fossem objetos. É crime maltratar e abandonar”, comentou.

Além dos artistas, também entraram como parceiros no evento: Le Buffet, Ana Paula Castro, a cerimonialista Stella Miranda, Cinthia Caetano, Chocolateria Brasil, DJ Deprá, banda Midplay, fotógrafa Mônica Zorzanelli, gráfica GSA, Bristol Alameda Vitória, WN, Gui Castor, Suzy Pão de Mel, João Réboli, Fabíola Mozine, Giovana Probedel, Campinho Vieira, Carmen Bridi, Salissa Busatto (CUBUS engenharia e Arquitetura de Interiores), Nicola Marcenaria, Brunela Fafá, Cláudio de Araújo, Átila Teles (Empório A), chef Juarez Campos, Zanatta Wine e World Study Intercâmbios.

O projeto

A ‘Amizade é um luxo’ foi criada em março de 2013 como uma página da rede social Facebook. Por meio de um trabalho fotográfico, as empresárias Maria Braga, Mara Guimarães e Yara Guimarães começaram a fazer uma conexão entre quem precisa doar um animal e quem gostaria de adotar.  Elas fotografavam em abrigos carentes, centros de controle de Zoonoses (CCZs) e animais abandonados em geral. O trabalho foi um sucesso e conseguiu mudar a triste realidade de 500 animais que foram adotados.

No final de 2013, a “Amizade é um luxo” passou a ser uma ONG destinada a dar suporte aos abrigos, CCZs e protetores independentes. Com isso surgiu a Associação de Amparo aos Animais Resgatados (AAMAR), denominada “Amizade é um luxo”. O objetivo da ONG é promover um novo conceito: adotar ao invés de comprar. A entidade também recebe doações por meio do site, que são revertidas ao controle da população animal, vacinas, remédios, ração e abrigos.

Serviço

1ª Exposição solidária ‘Amizade é um luxo’
Coquetel de lançamento – Dia 30/07, às 20 horas, na Oficina de Ideias Ana Paula Castro.
Exposição: De 30/07 até dia 07/08
Horário de visitação: 9 às 17h
Endereço: Rua Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira, Vitória.
Contato: 3345-0411
Informações: www.amizadeeumluxo.com.br

Pontos moeda