Geral

Demolição na Ilha do Príncipe: avenida é liberada para desafogar trânsito

A Avenida Alexandre Buaiz foi liberada pela Guarda Municipal de Trânsito. O trânsito, porém, continua complicado e, até a tarde desta quarta-feira, motoristas enfrentavam congestionamento

Após motoristas enfrentarem trânsito congestionado, duas faixas da Avenida Alexandre Buaiz foram liberadas na tarde desta quarta-feira (23) para desafogar o trânsito Fotos: Olhar Capixaba/Utilidade Capixaba/Whatsapp Folha Vitória

Após a conclusão da demolição de um prédio abandonado, no bairro Ilha do Príncipe, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (23), a Avenida Alexandre Buaiz foi liberada pela Guarda Municipal de Trânsito da Capital por volta das 14 horas. Até o início da tarde desta quarta-feira (23), o trânsito continuava complicado na região.

A demolição faz parte de uma série de destruições que foram feitas para construção do Portal do Príncipe, que será um complexo viário que objetiva desafogar o trânsito na Capital.

O tráfego ficou complicado e o congestionamento foi da Capital até Cariacica, pela BR-262. O trânsito complicou a vida dos capixabas que saiam de casa e se atrasaram para o trabalho e compromissos.

Por volta de meio dia desta quarta-feira (23), o trânsito continuava lento para quem chegava à Vitória. Quem saia dos municípios de Cariacica ou Vila Velha com destino a Capital ainda enfrentava trânsito lento. Uma das opções para o motorista foi seguir pela Rodovia do Contorno.

O secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Flávio Damasceno, admitiu os prejuízos causados pela demolição. "Realmente causou um pouco de transtorno para toda a população. Depois de hoje isso está concluindo e acabamos efetivamente essa etapa. Novas interdições não vão ocorrer já que temos uma fase de obra muito grande na parte de desapropriação porque o viaduto e o alargamento são feitos na parte que foi desapropriada e não na pista existente", afirma.

Atraso na vida dos capixabas

Parada no ponto de ônibus, moradora de Vila Velha se atrasou para compromisso Foto: Reprodução/TV Vitória

Trânsito lento, pontos de ônibus lotados e muita demora. Foi isso que capixabas enfrentaram na manhã desta quarta-feira (23). “O trânsito ficou parado e o ônibus não passa de forma alguma. Já estou atrasada para o meu compromisso”, diz uma moradora que estava em um ponto de ônibus, na Praia da Costa, em Vila Velha.

Os motoristas ficaram sem muitas opções para não chegar atrasado no trabalho ou outros compromissos. Quem seguia de Vila Velha para Vitória, pela Rodovia Carlos Lindenberg, também ficou parado e teve que ter paciência. Os acessos às Segunda e Cinco Pontes ficaram praticamente intransitáveis.

Portal do Príncipe

O prédio abandonado foi demolido na manhã desta quarta e o trânsito ficou congestionado Foto: TV Vitória

O Complexo Portal do Príncipe prevê que o motorista, ao chegar à Capital pela Segunda Ponte, terá duas pistas a mais nesse sentido. O motorista poderá seguir pela Avenida Elias Miguel, que passará a ter quatro pistas, ou por uma via marginal, de duas pistas, para acessar o porto ou a Ilha do Príncipe. Com isso, o fluxo de entrada e saída dos caminhões do Porto de Vitória vai passar a ser de 24 horas.

Mais de R$ 14 milhões foram aplicados para realizar a desapropriação de 14 imóveis, de acordo com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado. Haverá ainda uma segunda etapa de intervenção no Complexo Viário a partir de 2016, com a implantação do novo Fórum de Vitória na região e do sistema BRT.

Pontos moeda