Geral

Dia de volta às aulas para mais de 50 mil alunos da rede pública

Este é o início do segundo semestre letivo para os estudantes de Vitória. Diversos alunos da capital voltaram para as instituições bastante animados

Pais acompanharam os filhos até as unidades de ensino Foto: Divulgação/Prefeitura

Depois de uma semana de férias e descanso, esta segunda-feira (14) é o primeiro dia de aula no segundo semestre letivo de 2014 na rede pública de ensino de Vitória. Voltam às aulas 18.990 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 31.040 estudantes matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) na capital.

Os alunos da Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, mostraram-se bastante animados com o retorno das aulas. "Estou muito animada. Hoje tivemos aulas de Matemática, Português e Artes. Eu já estava até com saudades das minhas matérias preferidas", disse a aluna do 5º ano Soraya Moreira.

"Após o descanso, estou com as energias recarregadas para voltar a estudar", afirmou a aluna do 5º ano Rita de Oliveira. Já o aluno do 8º ano Gabriel Marchiori foi mais além: "Foi bem legal. O primeiro dia de aula é sempre muito divertido, pude rever meus colegas de sala e estou muito animado para aprender coisas novas", disse.

Aprendizagem

"O segundo semestre traz um período de aprendizagem nas unidades de ensino que é de extrema importância para os alunos, uma vez que contempla a conclusão do segundo trimestre letivo e o início e a conclusão do terceiro trimestre. Esses dois momentos de avaliação trazem uma síntese do conjunto de aprendizagem cumulativas vivenciado nas unidades de ensino. Assim, as férias são um período que alunos e professores têm para repor as energias e dar início à segunda metade do ano letivo", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Ela completou: "É fundamental a colaboração e o acompanhamento dos estudantes por parte dos familiares, para que este ano letivo seja um ano de avanço na aprendizagem e no processo da vida escolar dos 50 mil alunos da rede municipal".

Escola Aberta

Com o retorno do ano letivo no segundo semestre, as atividades do Programa Escola Aberta também voltam ao normal. As comunidades onde estão localizadas as 30 unidades de ensino que oferecem o programa vão poder voltar a participar de oficinas que envolvem atividades educativas complementares, de geração de renda, cultura/arte e também esporte/lazer.

Pontos moeda