Geral

Empresária diz que não pretende processar quem furtou selfie: “Estou de mãos atadas”

“Já fizeram várias coisas comigo. Furtaram fotos falando que era eu no Instagram, Facebook, Twitter e até Whatsapp. O que me surpreendeu foi a perfeição deste photoshop", diz

A empresária Juliana Nunes Barboza tem 22 mil seguidores no Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Ela despertou a curiosidade dos capixabas e ganhou os holofotes após uma foto ter sido furtada no perfil de uma rede social. Em entrevista ao jornal online Folha Vitória, a empresária Julia Nunes Barboza disse que se assustou com a perfeição da montagem, mas que não pretende, por enquanto, entrar com ação judicial contra a pessoa que fez a publicação. Julia disse que está acostumada com assédios e que esta não é a primeira vez que uma foto dela é furtada.

“Já fizeram várias coisas comigo. Furtaram fotos falando que era eu. Instagram, Facebook, Twitter e até Whatsapp, já aconteceu de eu ter fotos roubadas. O que me surpreendeu foi a perfeição deste photoshop. Foi um trabalho profissional. Podia ser bem pior, como colocar meu rosto com alguém de biquíni”, diz Júlia.

De acordo com o advogado e professor especialista em mídias digitais, Gustavo Lobo, o direito sobre as fotos postadas nas redes sociais são da pessoa que postou, por mais que sejam públicas. “Toda vez que você pega um dado e manipula, está cometendo um crime. Você não é o dono da foto e a mesma tem o direito de autoria. Se a pessoa pega e republica, deve ser informado de onde a foto ou o dado foi retirado, caso isso não aconteça, é considerado crime”, afirma.

Mesmo com essa possibilidade, Julia disse que esbarra na burocracia e que está “de mãos atadas”. “Não faço ideia de quem fez isso. A pessoa já até excluiu o Instagram dela e como eu não me senti agredida com a foto, estou de ‘mãos atadas’”, diz Julia.

A empresária é proprietária de uma marca própria de roupas e se surpreendeu com a repercussão da selfie furtada. “Eu não esperava toda essa repercussão. Já aconteceram coisas até piores comigo. Uma pessoa já se fez passar por mim e ganhou brindes por cinco meses...”, completa.

Juliana é proprietária de uma loja de roupas femininas, na Praia da Costa Foto: Reprodução/Instagram

Quem é Juliana Nunes

Juliana Nunes Barboza tem 23 anos e é empresária. A jovem é proprietária de uma loja de roupas, criadas por ela. As roupas que a também designer cria são destinadas ao público feminino. A loja fica no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.

A beldade é famosa por publicar o dia a dia na internet. Só no Instagram, Juliana tem mais de 22 mil seguidores e poses com roupas de academia predominam. A jovem terminou há pouco tempo um relacionamento de seis anos e está solteira.

Vítima pode entrar na Justiça

O jornal online Folha Vitória buscou com um advogado e professor especialista em mídia digital tirar dúvidas sobre o fato. Além de indenização, quem usa fotos indevidamente na internet pode pegar pena de três meses a um ano de detenção.

De acordo com o advogado e professor especialista em mídias digitais, Gustavo Lobo, o direito sobre as fotos postadas nas redes sociais são da pessoa que postou, por mais que sejam públicas. “O direito a imagem dela é preservado. Todos podem acessar e ver, mas não pode manipular essa imagem”, afirmou.

Segundo o advogado, a indenização gerada por um processo, caso a pessoa atingida o queira fazer contra a pessoa que manipulou ou copiou a imagem, vai de acordo com a renda da pessoa. No Brasil, uma indenização por crimes da internet já chegou a pouco mais de R$ 200 mil. “Essa indenização vai de acordo com a capacidade de quem puder pagar e também da gravidade do fato”, declarou.

O caso

A empresária de Vila Velha mostrou indignação ao saber da foto que foi furtada Foto: Reprodução/Instagram

Uma empresária capixaba foi surpreendida nas redes sociais após ter uma selfie furtada. Julia Nunes Barboza recebeu a foto falsa de um seguidor e resolveu compartilhar com os amigos. Na imagem, a suposta ladra de selfie teria retirado o rosto de Julia e colocado o dela em uma montagem em alta qualidade.

Junto com a fotografia modificada, a capixaba disse que ficou impressionada com a atitude da jovem. “Está cada dia mais impressionante a capacidade das pessoas. Poderia ser alguma coisa mais maldosa, como já cansei de ver, mas menos mal que não é. Agora, vamos combinar, que vergonha”, disse.

Pontos moeda