Geral

Exposição ‘A Arte Naif Capixaba’ ficará mais dois meses em cartaz em Vitória

A arte Naif, técnica utilizada pela artista Angela Gomes, geralmente é traduzida como inocente, e por isso a compreensão é tida como simplista nos termos da arte

A arte Naif, técnica utilizada pela artista, geralmente é traduzida como inocente Foto: Divulgação/ Secult

Após dois meses em cartaz no Palácio Anchieta, a exposição ‘A Arte Naif capixaba’ da artista Angela Gomes vai permanecer na Galeria do Acervo do Palácio até setembro, devido ao sucesso de público. Iniciada no último dia 28 de maio, a mostra reúne 20 obras da artista, que dialogam entre o pitoresco e o meio ambiente ao redor. A entrada para a exposição é gratuita. 

A arte Naif, técnica utilizada pela artista, geralmente é traduzida como inocente, e por isso a compreensão é tida como simplista nos termos da arte. Para Angela, suas obras refletem a descoberta da chamada “pintura ingênua” chamando a atenção pela fascinação da paisagem e pelo mundo à sua volta. “As pinturas são o resultado de lembranças de coisas vistas, mais ainda, de coisas sentidas, uma vez que tudo é transmutado pela natureza e cultura local”, conta.

Oficinas gratuitas

Integrando parte da programação de atividades oferecidas pela equipe de mediadores do Espaço Cultural do Palácio, serão ministradas oficinas gratuitas para os visitantes explicando aos alunos os processos de criação das obras da artista e a utilização da técnica de pintura Naif.  Além das oficinas, os mediadores farão a apresentação das obras por meio da visita à exposição, discutindo as referências da artista, comuns também ao público, uma vez que a temática predominante na exposição é a Cultura e a Paisagem Capixaba.

A arte se baseia em quebras e inovações de conceitos. E a prática de oficinas tem como principal objetivo aprimorar o olhar crítico, que o público participante tem a partir de vivências relacionadas à arte e reforçar a compreensão das diversas expressões artísticas. 

A oficina visa estimular a sensibilidade artística através das linguagens artísticas, verbais e escritas, ajudando a desenvolver a criatividade e o senso de percepção do público.

Para participar

O público alvo das oficinas são grupos escolares e instituições diversas, podendo se estender ao público frequentador do palácio e moradores locais. Para participar, basta realizar o agendamento por meio do telefone: 3636-1032.

Sobre a artista

Autodidata, em 1981 Angela Gomes realizou a sua primeira exposição individual. Nenhum convidado compareceu, apenas ela e o fotógrafo contratado. Mas o que era para ser motivo de desistência transformou-se em incentivo para continuar, lutar e vencer. A falta do apoio familiar, o preconceito social e o descrédito profissional continuaram até se definir por volta de 1987, pela pintura Naïf, após rápida convivência com Raquel Galena, pintora do gênero, no Embu das Artes em São Paulo.

Hoje, a artista é referência na arte Naif no Espírito Santo.  Suas telas são de uma limpeza e clareza que chegam a sugerir ao observador que foram lavadas após o término. Sua fascinação pelas paisagens regionais e pelas cenas que expressam a arte e a tradição popular - o povo, seus usos e costumes.  Ela busca, junto às comunidades, elementos para abastecer seu universo iconográfico, através de suas pesquisas.

Serviço: 

Exposição “A Arte Naif Capixaba”
Período de visitação: até 08 de setembro de 2014
Local: Palácio Anchieta, Vitória
Visitação: de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas; sábados e domingos, de 9 às 16 horas
Entrada gratuita

Pontos moeda