Geral

Feira Grátis da Gratidão chega a Vitória com espaço para trocas, doações e desapego

Mais de duas mil pessoas já confirmaram participação no evento que busca pensar novas formas de encontros nos grandes centros urbanos

Foto: Divulgação

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é a vez de Vitória ganhar a sua edição da Feira Grátis da Gratidão. A ideia deste encontro é praticar o desapego e promover uma divertida, contemporânea e cosmopolita visão de solidariedade nos grandes centros urbanos. A edição em Vitória acontecerá no dia 19 de julho.

Durante todo o dia do evento, diversas pessoas se encontrarão na Praça Costa Pereira, Centro Histórico de Vitória, e lá colocarão a disposição de quem estiver passando tudo o que puder/quiser oferecer. Pode ser desde objetos (livros, discos, roupas, acessórios, quadros, brinquedos…) até alguma ação, como um abraço, uma boa conversa, música, poesia, brincadeiras, apresentações culturais, e tudo o que for possível ser ofertado como gratidão. E tudo gratuito.

O lema da Feira Grátis da Gratidão é "leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada" e chegou ao Brasil inspirada nas Gratifeiras da Argentina, iniciativa muito comum em outros países. Diferentemente das feiras de troca, na Feira Grátis da Gratidão você não precisa, necessariamente, doar nada para participar ou pegar/trocar. Basta ir e, se quiser, integrar à corrente de gratidão.

Ao longo dos últimos meses a equipe organizadora do evento de Vitória vem planejando as ações. Nas últimas semanas são inúmeras as pessoas interessadas em participar. Só no Facebook, o evento já conta com mais de 2 mil confirmados. Um sucesso. Desse total, dezenas de pessoas já se prontificaram a levar/doar objetos e serviços gratuitamente.

De acordo com uma das organizadoras da Feira Grátis da Gratidão em Vitória, Danielly Sierra, o interesse pelo projeto vem crescendo muito. "Muitas pessoas estão entrando em contato para saber como ajudar e isto é surpreendente, porque estamos tocando as pessoas com um gesto simples, que é a gratidão. Explicamos que para participar é só chegar no dia do evento, encontrar um cantinho na praça, preparar com muito carinho os nossos desapegos e em cada objeto, em cada gesto, doar palavras de gentileza e levar à reflexão de um consumo mais consciente”, comenta Danielly, que além de organizar a Feira, levará café, brinquedos, roupas, entre outras coisas.

Danielly Sierra explica que no dia cada pessoa que for oferecer algo deve levar uma coisa para organizar seus objetos/atividades, como cangas e outros tipos de demarcações necessárias. Além disso, estão programadas atividades culturais diversas, como apresentações musicais, oficinas de origami, de material plástico reciclado, de brincadeira com argila, de artesanato e sarau de poesias, entre outros.

Se você quer participar do evento é só entrar em contato com o grupo pelo evento do Facebook "Feira Grátis da Gratidão - VITÓRIA - ES" e/ou chegar no dia com sua gratidão a ser ofertada. Basta se desprender e se juntar ao grupo.

“O que queremos é unir as pessoas que tem o mesmo ideal, que é amor ao próximo e desapegar de coisas que não tem mais utilidade para nossa vida mas que servirá para outra pessoa”, complementa a organizadora.

Serviço
1ª Feira Grátis da Gratidão de Vitória
Quando: 19 de julho, das 13h às 18h.
Onde: Praça Costa Pereira, Centro Histórico de Vitória-ES
 
Saiba mais sobre o evento no link abaixo
https://www.facebook.com/events/846469062035478

Pontos moeda