Geral

Gravidez confirmada? Prepare-se para a grande “viagem” da sua vida!

Guia Mamães e Bebês do Folha Vitória entra no ar trazendo dicas, sugestões e reportagens sobre o assunto. Saúde, moda, comportamento, decoração, beleza e muito mais

Por Anna Carolina Passos

O mês era julho. O ano 2012. Naquela segunda-feira, um dia depois de ter corrido numa das etapas do Circuito Capixaba de Corrida Rústica, comecei a me sentir mal. Era um cansaço estranho, vontade de fazer nada, um desânimo... Diante da minha total inaptidão para voltar às atividades físicas naquela semana, o alerta veio do meu personaltrainner, Bruno Kirmes: “Você está grávida!”

Como assim, grávida? – Pensei.

Confesso! Não alardeamos para ninguém, mas naquela época eu e meu marido já estávamos planejando a chegada de um filho... Tínhamos conversado sobre o assunto e chegado à conclusão que vivíamos um bom momento. Acontece que estávamos tentando há algum tempo e...nada! Chegamos a procurar um especialista em fertilidade para saber se havia algum problema comigo ou com ele. Portanto, aquela possibilidade que nascia num contato telefônico, diante de uma queixa física “meio nada a ver” com gravidez, me deixou surpresa. Será possível? – Questionei a mim mesma.

Sim, era possível! No dia seguinte à afirmação de Bruno (era uma sexta-feira!) eu fiz o exame de sangue, aguardei todo o final de semana (eu não morri de ansiedade!) e peguei o resultado às 18 horas da segunda-feira. Positivo! Eu estava, de fato, grávida! E lembro como se fosse hoje da boca aberta do meu marido diante do resultado, da minha mãe muda ao telefone e do choro emocionado da minha madrinha, as três primeiras pessoas a receberem a boa nova.

Foto: Photl.com

Impossível negar que a gravidez muda a vida de uma mulher e de todo mundo que está á sua volta. Para a futura mamãe, em especial, é um momento único, ímpar, pessoal e intransferível. Digo isso porque cada mulher vive sua gestação de maneira diferente. Eu, por exemplo, não tive enjoo, desejo, nem problemas com pressão. Em compensação, uma azia quase me matou nos primeiros meses. Andava para cima e para baixo com meu remedinho. Aliás, reza a lenda que filho de grávida que sente azia nasce cabeludo. Coincidência ou não, a minha filha nasceu muito, muito, muito cabeluda!

Mas histórias particulares à parte, a sensação de ver um ser humano crescer dentro de si é inigualável e tudo é especial nesse momento: da confirmação da gravidez ao parto, passando pelo momento de dar a notícia a amigos e familiares, pelas consultas mensais, descoberta do sexo, montagem do enxoval e do quartinho do neném, preparação do Chá de Bebê, arrumação das malas da maternidade...

São nove meses recheados de muitas emoções e é um pouco desse sentimento que a equipe do Guia Mamães e Bebês do Folha Vitória quer levar a vocês, leitores e leitoras, nos próximos dias. Estamos preparando um material diversificado, com dicas, sugestões e reportagens sobre o assunto. Saúde, moda, comportamento, decoração, beleza, nutrição, educação e lazer são alguns temas que poderão ser encontrados em nossas matérias.

Esperamos que curtam o que estamos produzindo, pois tudo o que está e será escrito aqui foi pensado para vocês, futura mamãe e futuro papai.

Boa leitura!

Pontos moeda