Geral

Iema e prefeitura de Vitória apresentarão método científico para amenizar depósito de minério na Praia de Camburi

A data foi definida em reunião realizada na última terça-feira pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória

O método científico a ser utilizado para amenizar o depósito de minério de ferro terrestre e marítimo no final da Praia de Camburi Foto: Divulgação/ Paulo Noronha

A secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vão apresentar, no dia 30 de outubro, à empresa Vale S.A, o método científico a ser utilizado para amenizar o depósito de minério de ferro terrestre e marítimo no final da Praia de Camburi, próximo à mineradora. 

A data foi definida em reunião realizada na última terça-feira (29) pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, e representantes da empresa, da Prefeitura Municipal de Vitória e do Iema.

O Iema e a Semmam irão definir qual método causará menos impactos na área, já degradada, para que seja resolvido o problema. Na mesma data em que a técnica será apresentada, também haverá a assinatura de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) entre o MPES, Iema, Semmam e Vale S.A contendo a apresentação do cronograma de realização e entrega dos trabalhos.

O pó de minério foi depositado no final da Praia de Camburi entre as décadas de 70 e 80, quando não havia controle ambiental. A Vale reconheceu o problema e vem cumprindo as exigências definidas pelo MPES e órgãos ambientais.

Pontos moeda