Geral

Manhã de limpeza na orla e em condomínios após noite de caos em Camburi

Após show que terminou em confusão na Capital, moradores do bairro caminhavam enquanto os garis faziam o trabalho de limpeza. Um carro pipa foi utilizado para lavar o calçadão

Após noite de confusão e muita sujeira, esta segunda-feira (28) foi dia de limpeza e volta à rotina Foto: TV Vitória

Depois de uma noite de caos, na orla da praia de Camburi, em Vitória, no último domingo (27) devido a apresentações de artistas, a rotina pela manhã desta segunda-feira (28), no bairro, voltou ao normal.

Moradores caminhavam enquanto os garis faziam o trabalho de limpeza. Um carro pipa foi utilizado para lavar o calçadão. Já nos prédios que ficam na região do bairro Mata da Praia, próximo ao local de onde aconteceu o evento, o dia foi de muito trabalho.

"Estava tudo muito sujo, muito barro, até camisinha tinha. Papel, garrafinha, lata de cerveja... Sem contar o odor de urina", disse a zeladora de um prédio da orla, Ana Alice Silva.

Vídeos mostram cenas de pânico e correria durante shows na orla de Camburi

Em um prédio, que fica em frente ao palco onde aconteceram os shows, fica visível a sujeira: garrafas quebradas e até uma fra​l​da usada foi encontrada.

Para os moradores que presenciaram todo o tumulto, restam, agora, lembranças de uma noite de fúria. "Muita bagunça, foi uma coisa horrível de outro mundo. Invadiram o camarote, o palco, derrubaram a proteção do palco. Foi horrível", contou uma testemunha.

Balanço do caos

De acordo com informações da Polícia Militar, 12 ocorrências foram registradas no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, envolvendo motoristas que foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e também pessoas que participaram de confusões dentro de ônibus na Grande Vitória. 24 ônibus foram depredados, três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido suspeito de assalto.

Três pessoas foram presas depois de uma briga dentro de um coletivo em Vitória. Além disso, segundo os policiais, quatro ônibus foram apedrejados, um em Vitória e três em Cariacica. No terminal de Campo Grande, um motorista foi agredido durante uma confusão.

Ainda segundo a PM, adolescentes foram flagrados usando drogas. Os menores estavam com frascos de loló e maconha. Além disso, um menor acabou apreendido suspeito de usar uma pistola de pressão para roubar celulares. O rapaz estava com dois aparelhos.

Confusão deixou mulher baleada

Uma mulher foi baleada e ficou caída esperando atendimento médico Foto: Leitor/Whatsapp Folha Vitória

Segundo a Polícia Militar, a confusão começou quando um tiro foi disparado da área vip para o público na areia, próximo ao palco. Uma mulher foi baleada e levada para o Hospital São Lucas, em Vitória. Não há informações sobre a identificação ou o estado de saúde da vítima.

Testemunhas relataram que não havia policiamento ou seguranças no local. A Guarda Municipal confirmou que 20 mil pessoas eram esperadas para o evento, mas esse número chegou a 50 mil.

Por volta das 20 horas, o evento foi cancelado. Duas bandas musicais não chegaram sequer a se apresentar, por questões de segurança.

“Público foi maior do que esperado”

Secretário disse que ficou preocupado com o número de pessoas Foto: Reprodução/TV Vitória

O diretor executivo das Rádios da Rede Gazeta, Antonio Mendes Camilo, disse que o evento foi planejado e realizado para uma estimativa de 20 a 30 mil pessoas, mas na prática o número de presentes pode ter ultrapassado 50 mil. "O fato é que houve um público maior do que esperávamos e apesar de todas as confusões. Não tivemos nenhum registro de morte".

A dupla sertaneja Victor e Léo e o Grupo Sorriso Maroto, impedidos de terem acesso à área do evento, não se apresentaram. Segundo Camilo, o problema mais grave foi registrado por volta das 19h, uma hora antes do prazo previsto para o encerramento dos shows. "Às 19h30, quando tentamos trazer as últimas bandas que iriam se apresentar, algumas pessoas estavam muito alteradas em frente ao palco e, naquele momento, decidimos cancelar o evento por questões de segurança das pessoas presentes e dos artistas”.

Para o secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira Mota, o evento recebeu um público acima do esperado. “Quando eu cheguei no local e vi aquela multidão, eu já fiquei preocupado, já presumi que uma quantidade tão grande de gente dobrou a expectativa dos organizadores e do poder público municipal e estadual. Eu fiquei muito preocupado, sabendo que qualquer conflito mais sério poderia chegar a uma situação como aquela que de fato aconteceu”, afirma.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura de Vitória se organizou para um evento menor. Ele explica que o órgão vai analisar o que aconteceu. “Houve um planejamento para um público estimado em 20 mil pessoas, houve um planejamento para isso. O município se organizou, os organizadores do evento se organizaram e o público mais do que duplicou. O município não autorizaria, com certeza, um evento para o público que acabou acontecendo, esse que é o ponto. Isso vai ter que ser objeto de análise por parte da administração municipal”, explica.

Sesp: policiamento era para 30 mil pessoas

O número de pessoas no show teria sido o dobro da expectativa Foto: Leitor/Whatsapp Folha Vitória

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo disse que não divulga o número de efetivo da Polícia Militar empregado no evento, mas informa que a quantidade era suficiente para garantir a segurança de até 30 mil pessoas, conforme expectativa inicial da organização dos shows. Como o número de público foi muito maior, houve vários registros de confusões e brigas.

Segundo a secretaria, o caso mais grave foi o de uma senhora de 60 anos baleada na perna e levada para um hospital da capital sem gravidade. Ainda segundo a Polícia Militar, não há confirmação de nenhum caso de esfaqueamento e nem de pisoteamento na orla de Camburi durante o evento.

Pontos moeda