Geral

Missa em memória às vítimas de acidente de trânsito acontece neste domingo no Convento da Penha

Essa homenagem faz parte do Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito, que foi instituído pela Lei, proposta pelo delegado Fabiano Contarato

Foto da missa do ano de 2013 Foto: TV Vitória

Em memória às vítimas de acidente de trânsito, será realizada uma missa no próximo domingo (03), no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração acontecerá às 9 horas. A missa será presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancila Vilela. 

Essa homenagem faz parte do Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito, que foi instituído pela Lei Nº 9.689, proposta pelo delegado Fabiano Contarato, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito.

Essa lei estabelece o primeiro domingo de agosto como o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, e tem por finalidade resgatar e promover a memória das centenas de pessoas que morreram em decorrência de acidentes no trânsito. 

Todos os anos morrem mais de 50 mil pessoas no trânsito do Brasil. As mortes quase sempre são ligadas ao abuso de álcool, ao excesso de velocidade e no desrespeito às leis. Segundo o Ministério da Saúde, os que mais morrem são jovens entre 20 e 39 anos. E de acordo com o Denatran, a cada ano o número de mortos e feridos entre 18 e 29 anos vem aumentando.

O Espírito Santo é o segundo estado da federação com maior índice de violência no trânsito, totalizando mais de 1000 mortes por ano. No Estado, os motociclistas são as maiores vítimas de morte. Somente em 2012, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar no Estado, registrou 5618 acidentes envolvendo motoqueiros.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), neste ano foram registrados 496 acidentes, com 26 mortos e 357 feridos. No ano passado, foram 1.127 acidentes, que deixaram 31 mortos e 320 pessoas feridas. 

Em relação ao número de testes de bafômetro, ocorreu um aumento no período deste ano, se comparado a 2013. Porém, a quantidade de notificações e de prisões, associados a motoristas que dirigiram embriagados, diminuiu. Em 2014, foram feitos 5.627 testes, onde 69 motoristas foram autuados e 25 foram presos. No ano passado, foram 4.116 testes, 89 condutores autuados e 44 prisões efetuadas.

Missa do ano passado

No ano passado, cerca de 2,5 mil participaram da missa em memória às vítimas de acidente de trânsito no dia 4 de agosto, no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. Muitas pessoas vieram de longe para participar da celebração

Pontos moeda