Geral

Vacina contra hepatite A está disponível nas unidades da Serra

A vacina é injetável, intramuscular na coxa e será aplicada, a princípio, em dose única. De acordo com estudos, 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose

A meta é vacinar 7 mil crianças menores de dois anos Foto: Divulgação/Prefeitura

Todas as 39 unidades de saúde do município da Serra já estão oferecendo vacina contra hepatite A. Podem se vacinar crianças a partir de 12 meses de idade a menores de 2 anos. Para receber a vacina, os pais e responsáveis devem levar a documentação da criança e o cartão de vacinação. A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar, aproximadamente, 7 mil crianças. 

A vacina é injetável, intramuscular na coxa e será aplicada, a princípio, em dose única. De acordo com estudos, 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina. O Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, vai monitorar a situação epidemiológica para avaliar a inclusão de uma segunda dose da medicação.

 A vacina contra a hepatite B já é disponibilizada nas 39 unidades de saúde o município. A inclusão da vacina contra hepatite A no calendário é uma decisão do Ministério da Saúde, uma vez que a prevenção é a melhor forma de controle da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, este ano, não existe notificação de óbito por hepatite no município.

Hepatite A

 A hepatite A é uma infecção provocada pelo vírus VHA, que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.

 A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, por isso é mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico. A incidência é principalmente, em crianças e adolescentes.

Causas

 O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem.

 Pode-se contrair hepatite A se a pessoa comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (as frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus), mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A, uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos ou participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.

Exames

O exame para diagnosticar a doença é simples. Consiste na avaliação do médico em um exame físico. O profissional verificará se o fígado está aumentado e sensível.

 Os exames de sangue para diagnosticar a hepatite A podem mostrar alto nível de anticorpos para hepatite A e níveis elevados de enzimas hepáticas.

Pontos moeda