Geral

Agosto Azul: Monumentos históricos de Vitória são iluminados durante campanha

Além da iluminação, várias atividades estão programadas nas unidades de saúde da capital capixaba ao longo do mês. As programações começam nesta sexta-feira (1)

Monumentos serão iluminados durante todo o mês Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover ações de conscientização entre os homens, para que os cuidados com a saúde se tornem rotineiros, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou nesta sexta-feira (1) a campanha Agosto Azul. A capital também ganhará a cor do mês. O relógio da Praça Oito, a torre da Escelsa, a Ponte da Passagem, o Palácio Anchieta e a Prefeitura de Vitória ganharão iluminação azul como um alerta à importância da promoção de ações que gerem melhor qualidade de vida à população masculina.

Várias atividades estão programadas nas unidades de saúde ao longo do mês, que vão desde orientações para a prática de atividades físicas e combate ao tabagismo, até a realização de exames preventivos. 

Na Unidade de Saúde (US) de Maria Ortiz, a programação começa já nesta sexta-feira, a partir das 7 horas, para pessoas com idade acima de 40 anos de empresas localizadas no território. O intuito é a sensibilização à adesão ao Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), à importância da realização de exames de pressão arterial e de prevenção ao câncer de próstata, além de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis.

Café

A US de Consolação irá preparar um "Café com Prosa", nesta segunda-feira (4), com música ao vivo, abordagem básica ao fumante e ao alcoolista e "Um dia de SPA". A unidade irá ofertar exames laboratoriais, consultas com dentistas, aferição de pressão arterial e glicose e marcação de consulta médica para retorno e apresentação dos exames. Além disso, haverá torneio de futebol de botão e um teatro do Grupo de Homens.

Ação

Já as unidades de Santo Antônio e Vitória/Centro farão, no final do mês, uma grande ação para os trabalhadores portuários com orientação ao tabagismo, álcool e drogas, aferição de pressão e glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis. Os portuários serão acolhidos com café da manhã, sorteio de brindes e brincadeiras alusivas ao tema prevenção.

Outras unidades que também irão aderir à campanha são as de Resistência e Jardim da Penha, que também farão atividades em relação aos riscos e consequências do tabagismo com aferição do monóxido de carbono.

Pontos moeda