Geral

Capixaba morre em decorrência da gripe H3N2 em Vitória

A causa da morte foi confirmada na última terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. A secretaria informou que o vírus circula nesse período do ano e é previnível

O vírus da H1N1 pode ser prevenido através de vacina Foto: Divulgação

Um homem morreu no dia 1º de agosto em decorrência da gripe H3N2, causada pelo vírus Influenza A, o mesmo vírus da H1N1. A causa da morte foi confirmada na última terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Apesar de se tratar de um tipo de gripe A, a H3N2 é uma gripe sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1. 

Em nota, a secretaria informou que o vírus é sazonal, circula nesse período do ano e é previnível através da vacina. O órgão disse ainda que paciente era reconhecidamente do grupo de risco e não tomou a vacina. 

A primeira morte em decorrência da gripe H1N1 foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em maio de 2013

Os sintomas da doença são muito parecidos com os outros tipos de Influenza. Por isso, deve procurar um médico o paciente que apresentar febre e tosse, acompanhado de dor muscular, de cabeça, de garganta ou nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e cansaço. 

Sintomas

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Entenda a diferença entre as gripes

H1N1 – Influenza A H1N1. Esse vírus causou uma pandemia mundial no ano de 2009. Os vírus do tipo A tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.

H3N2 – Influenza A sazonal H3N2. Não provoca pandemias. O número de casos é esperado para a época de sazonalidade, que no Brasil é nos meses de outono e inverno.

Pontos moeda