Geral

Comboio russo entra na Ucrânia, diz ministro do Exterior

Redação Folha Vitória

- O primeiro caminhão da Rússia com ajuda humanitária entrou no início desta sexta-feira em território ucraniano. Após mais de uma semana de espera, com suspeitas de que a missão poderia ser usada para encobrir uma invasão de Moscou, os veículos cruzaram a fronteira no Leste da Ucrânia. Não se sabe se a ação foi aprovada por Kiev.

Os caminhões com água, geradores e colchões devem levar ajuda aos moradores de Luhansk, onde os separatistas pró-Rússia estão baseados. Dos cerca de 300 caminhões, 34 já atravessaram a fronteira e outros 30 se preparavam para seguir o caminho, o porta-voz do controle de fronteira russo, Rayan Farukshin.

Em comunicado, o ministro do Exterior da Rússia acusou a Ucrânia de deliberadamente impedir a entrega da ajuda e disse que decidiu agir. "Nossa coluna com ajuda humanitária começou a se mover em direção à Luhansk", informou em sua página oficial.

Na declaração, as autoridades russas também disseram que a Cruz Vermelha estava preparada para acompanhar o deslocamento dos caminhões. Nenhum integrante da instituição foi visto próximo ao comboio nesta sexta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Pontos moeda