Geral

Como você descarta os medicamentos que não servem mais? Saiba o que fazer!

Agora os medicamentos podem ser descartados no mesmo lugar onde são vendidos. As farmácias terão postos de coleta para receber esses remédios

O descarte incorreto dos medicamentos podem causar a contaminação da água, solo e dos animais Foto: TV Vitória

O consumidor não pode descartar de qualquer maneira os medicamentos vencidos. Neste mês entrou em vigor uma portaria que obriga as farmácias a coletarem esses remédios que não servem mais.  

Seja na bolsa ou em casa, todo mundo guarda esses medicamentos. Alguns passam da validade, outros acabam sobrando na cartela. Mas a maioria da população descarta os medicamentos em lugares impróprios. 

O descarte incorreto dos medicamentos pode causar a contaminação da água, do solo e dos animais. Para evitar que isso aconteça, começa a valer neste mês a logística reversa. Agora os medicamentos podem ser descartados no mesmo lugar onde são vendidos. As farmácias terão postos de coleta para receber esses remédios. 

Wellington Dias é vice-presidente de uma rede de farmácias e, desde 2012, recebe nos estabelecimentos a medicação descartada. Na unidade, na Serra, a cada 15 dias um carro da prefeitura faz o recolhimento.

Cada município tem as próprias iniciativas em relação ao descarte de medicamentos, mas a responsabilidade também deve ser do governo e da indústria farmacêutica. 

Pontos moeda