Geral

Corpo de Bombeiros capixaba cria aplicativo para consulta de alvará

Por estar disponível na tela do smartphone em três dias de funcionamento do aplicativo, foram registrados mais de 150 downloads e 2.600 pesquisas.

SIAT Mobile permite que com alguns toques os clientes tenham acesso a informações sobre o alvará de funcionamento  Foto: Reprodução

Um novo aplicativo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo promete facilitar o acesso de clientes a informações sobre o alvará de funcionamento dos estabelecimentos em todo o Estado.

O aplicativo, SIAT Mobile, desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Corpo de Bombeiros permite que com alguns toques os clientes tenham acesso a informações sobre o alvará de funcionamento do local que ele frequenta.

Tenente Nardoto do Corpo de Bombeiros explica a importância do APP para a população, “o bombeiro faz sua parte de vistoria e fiscalização e o cidadão pode consultar se o local que frequenta tem o alvará do corpo de bombeiros”. 

O APP levou quatro meses para ser desenvolvido e por enquanto só está disponível para smartphones e tablets que operem com o sistema Android. É possível baixá-lo gratuitamente em lojas virtuais. O acesso ao Sistema Integrado de Atividades Técnicas, o SIAT, já era aberto à população desde 2007, mas só no site do Corpo de Bombeiros. Criar o APP para aparelhos móveis foi a forma encontrada para incentivar as pesquisas pelos frequentadores de casas de show e bares.

Em três dias de funcionamento do aplicativo, foram registrados mais de 150 downloads e 2.600 pesquisas. Por estar disponível na tela do smartphone, fica mais acessível e fácil fazer as buscas sentado na mesa do bar.

Qualquer estabelecimento em território capixaba que esteja com o alvará em dia poderá ser encontrado por meio do SIAT mobile, incluindo condomínios residenciais, comércio e prédios públicos. A busca pode ser feita pelo nome do estabelecimento ou endereço. O cliente pode conferir informações como a validade do alvará, e o limite de público do local.

O Soldado Guarnier do Corpo de Bombeiros diz que vai partir da população em ser curiosa e procurar se o local que ela frequenta esta regular com os bombeiros.

O gerente de um bar da Praia da Canto, em Vitória, afirma que as pessoas que tiverem esse acesso ficarão mais tranquilas e mais a vontade para levar a família ao estabelecimento.

Pontos moeda