Geral

Banho frio para pacientes e lixo hospitalar irregular no Hospital São Lucas, em Vitória

Entre outras irregularidades, relataram macas com pacientes espalhadas pelo centro médico, mesmo no inverno, o banho frio é a única saída para os pacientes

Macas espalhadas pelo hospital, lixo hospitalar de maneira irregular e banhos frios em pacientes Foto: Reprodução

Macas espalhadas pelo hospital, lixo hospitalar acondicionado de maneira irregular, banhos frios em pacientes. Essa é a situação do Hospital São Lucas, em Vitória. Na manhã desta sexta-feira (1º), representantes do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) e do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado, realizaram uma vistoria no hospital.

Entre outras irregularidades, representantes do Simes e da Defensoria Pública relataram macas com pacientes espalhadas pelo centro médico. Outra constatação é que, mesmo no inverno, o banho frio é a única saída para os pacientes. Lixo hospitalar foi encontrado em banheiros usados pelos pacientes.

A vistoria faz parte do conjunto de inspeções anunciadas pelo Simes, no último dia 15 de julho. Segundo o presidente do sindicato dos médicos, Otto Baptista, a falta de estrutura da saúde no Espírito Santo é visível. “As providências tem que ser tomadas imediatamente, a defensoria pública está aqui através de um convênio que existe com o sindicato dos médicos, e um núcleo ligado diretamente a essa situação da saúde pública e que evidenciaram aqui presencialmente o caos instalado no Hospital São Lucas”.

Segundo os representantes do Núcleo de Saúde da Defensoria, um parecer técnico será realizado após a vistoria para apontar os problemas do principal hospital público do Estado. O resultado do relatório pode culminar em uma ação civil pública contra a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) e a diretoria do Hospital São Lucas.

Durante a vistoria foi possível encontrar sujeira pelo chão. A situação deixa pacientes revoltados com a situação no São Lucas. “É um descaso com as pessoas, porque existe hoje aqui nos corredores 50 leitos, somente 2 banheiros e em más condições para atender à todas as pessoas”, desabafa o pastor Celso Pereira da Silva.

Informações passadas ao longo do ano pelos próprios médicos que trabalham no hospital e as denúncias que a Defensoria Pública recebe de pacientes, foram usadas como base para a realização da vistoria. Segundo o defensor público Lucas Matias, um parecer técnico vai ser realizado, para apontar os problemas do hospital, e eles podem dar início a uma ação civil pública.

“E todas as pessoas carentes do Estado do Espírito Santo são pacientes em potencial, podem vir a precisar do hospital São Lucas, então nós vamos também adotar uma linha de atuação coletiva para tutelar o direito de todos”, diz Lucas Matias.

O secretário de Saúde do Estado, José Tadeu Marino, admite que o governo tem ciência dos problemas apresentados pelo São Lucas, mas afirma que as denúncias acontecem em decorrência de problemas de outras administrações e que, com a inauguração do novo Hospital São Lucas, na Avenida Beira Mar, no Centro de Vitória, o problema deve ser minimizado.

“Por mais investimento que você faça, você não consegue em 4, 5, 6 ou 8 anos colocar 6 mil leitos hospitalares para funcionar. Uma semana ou outra, dependendo se teve muito acidente, se teve paciente que veio do interior, acontece essa situação de superlotação. O Governo vai entregar o hospital na primeira quinzena de setembro. O novo São Lucas já está sendo ativado, a empresa que vai tomar conta do hospital já foi licitada e já está no hospital São Lucas montando os equipamentos, contratando o pessoal, e, até 15 de setembro estará recebendo os primeiros pacientes”, informa José Tadeu Marino.

Pontos moeda