Geral

Cresce o risco de erupção de vulcão na Islândia

As cinzas vulcânicas que flutuam na atmosfera são uma ameaça à segurança dos aviões. as autoridades locais subiram o nível de alerta da aviação para a cor laranja, a segunda mais grave

Redação Folha Vitória
Erupção do Eyjafjallajokul, ocorrida em abril de 2010 resultou no cancelamento de mais 100 mil voos Foto: ​Snaevarr Gudmundsson

Londres - Milhares de pequenos terremotos na Islândia elevaram os riscos de erupção de um dos vulcões do país. Sismólogos afirmaram nesta terça-feira que o magma já está se movendo, mas ainda de forma horizontal. Por conta dessa possibilidade, as autoridades locais subiram o nível de alerta da aviação para a cor laranja, a segunda mais grave.

O alerta é preocupante por causa do caos gerado pela erupção do Eyjafjallajokul, ocorrida em abril de 2010 e que resultou no cancelamento de mais 100 mil voos. As cinzas vulcânicas que flutuam na atmosfera são uma ameaça à segurança dos aviões.

Desde sábado, cerca de 3 mil terremotos foram relatados em Bardarbunga, um estratovulcão subglacial localizado abaixo da maior geleira do país. O serviço de meteorologia da Islândia informou que tremores acima da magnitude 3 foram registrados nas últimas 24 horas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda