Geral

Respeito, companheirismo e dedicação: mais do que uma história de amor no Dia dos Pais

Álvaro acredita que deve parecer estranho aos olhos de muitos, e exatamente por isso as pessoas dificilmente esquecem a peculiar paternidade

Filhos adotados são tão amados quanto filhos de sangue Foto: Arquivo Pessoal

O que é o Dia dos Pais senão uma data feita para homenagear quem ama sem pedir nada em troca? Nessa data, o jornal Folha Vitória escolheu a história do pediatra Álvaro Henrique Noronha Machado, de 50 anos, para parabenizar todos os pais capixabas. Homossexual e morador de Conceição da Barra, Álvaro é um lindo exemplo de quem se dedica para educar e amar incondicionalmente.  

Sua história como pai começou quando estava terminando a faculdade de medicina na Capital do Espírito Santo e sua funcionária Maria Rocha Santos engravidou. Álvaro se mudou para Mucuri e Maria foi junto com ele. Quando Maria entrou em trabalho de parto, Álvaro estava ao seu lado. Ele ajudou seu colega na limpeza da criança e quando estava saindo da sala de parto com uma menininha (Juliana) no colo, o colega de profissão o chamou dizendo que tinha mais uma barriguinha (Henrique) para sair, foi aí que descobriu que se tratava de uma gravidez de gêmeos. “Foi emocionante”.

Maria continuou trabalhando com Álvaro até as crianças completarem 8 anos. Ela deu a guarda das crianças a ele que continuou a dar amor e prover a educação das crianças.

Álvaro Henrique conta que sempre teve receio de uma má interpretação por ele ser branco e homossexual, andar com duas crianças negras, por isso, sempre andou com toda a documentação de guarda das crianças.

Ele conta que quando as crianças já tinham 16 anos, ao passar por uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi parado e exigido dele toda a documentação, como de costume, ele portava todos os documentos legais. Algum tempo depois, em uma nova fiscalização da PRF, mais uma vez foi parado, contudo desta vez o policial rapidamente o identificou como o pai dos gêmeos.

Álvaro acredita que deve parecer estranho aos olhos de muitos, e exatamente por isso as pessoas dificilmente esquecem a peculiar paternidade.

Ser pai de uma menina requer alguns cuidados e atenção especial, “quando Juliana estava na pré adolescência tomei o cuidado de comprar absorventes e deixar em casa. Certo dia, Juliana encontrou o pacote e me questionou, expliquei a ela sobre a menstruação e a necessidade de ter absorventes em casa, afinal, morávamos apenas dois homens e ela de mulher, não teria com quem pegar emprestado quando o dia chegasse”.

Álvaro lembra exatamente o dia em que Juliana “virou mocinha”, ele conta emocionado que ela ligou para ele, numa terça-feira a tarde, no trabalho para contar a novidade.

A maior preocupação desse pai sempre foi, como homossexual, de como eles seriam tratados na rua e o que as pessoas poderiam dizer a eles. “Por isso, sempre deixei eles muito cientes de minha opção sexual, mas com muito cuidado, pois eles tem que saber que existe muita maldade, acho que por isso eles possuem tantos bons amigos e com muito respeito”.

Os filhos são seu maior orgulho. “O Henrique hoje mora em Brasília onde cursa biomedicina. A Juliana faz pré vestibular em Vitória e pretende fazer medicina e trabalhar comigo, é o que ela sempre diz, risos”.

Como em todo Dia dos Pais, os filhos homenageiam os pais. O Folha Vitória abriu espaço para a Juliana e o Henrique fazerem a homenagem a este pai tão especial e amoroso.

Mais do que um pai, um amigo Foto: Arquivo Pessoal

“O meu pai é uma pessoa impressionante, eu não sei viver sem ele. É amigo, companheiro... na verdade eu não tenho muitas palavras pra falar, simplesmente eu sinto, eu vivo, e te falo uma coisa, viver ao lado desse cara é perfeito, um pai que muitos queriam ter, mas Deus escolheu a minha pessoa. Sempre compreensivo e amigo, adoro seus conselhos e como ele diz: ‘ele chegou na minha vida pra somar, não pra dividir’. Enfim, não sou muito bom com as palavras pai e você sabe disso, mas sabe também que te amo demais, você não tem noção da dimensão do meu amor por você... fique com Deus, te amo demais”. Henrique Machado

Orgulho do papai Foto: Arquivo Pessoal

“Hoje é o dia dos pais, mas pra mim, todo dia é dia de agradecer, de comemorar o anjo maravilhoso que Deus colocou em minha vida. Muito mais que um pai, um amigo, um confidente, que me apoia, me ensina o que é certo e errado, e que me prepara da melhor forma pra enfrentar todas as dificuldades. Minha base, meu porto seguro, se tenho força pra continuar a persistir nos meus sonhos é porque você me encoraja, está comigo sempre me dizendo o quanto sou capaz e acreditando em mim. Nada do que eu disser vai ser o suficiente pra mostrar o quanto eu o amo e admiro, o quanto me espelho em você. Eu agradeço pai, por tudo que você faz por mim, pelos risos, pelas broncas que me ensinaram a ser melhor, pelas festas de aniversário, por ficar feliz por eu estar feliz, por se desdobrar pra que eu Possa realizar meus sonhos, pelas inúmeras maneiras que você demonstra o quanto me ama e se importa comigo. Hoje, no seu dia, posso mostrar a sorte que tive de ser escolhida pra ter você como pai, e ter você como base de todas as minhas ações. Agradeço a Deus por ter o homem mais incrível em minha vida, de uma importância incalculável. Te amo pai, feliz dia dos pais”. Juliana Rocha

Pontos moeda